Futebol/Bastidores - ( - Atualizado )

Botafogo começa negociação por renovação de Oswaldo de Oliveira

Gazeta Press Rio de Janeiro (RJ)

O vice-presidente de futebol do Botafogo, Francisco Fonseca, já foi autorizado pelo presidente Maurício Assumpção a procurar o técnico Oswaldo de Oliveira para negociar a renovação do contrato do treinador, que se encerra em dezembro, por mais uma temporada. Apesar de não ter conquistado nenhum título tão relevante, o comandante é visto com bons olhos pela direção, principalmente pelo bom trabalho que vem fazendo junto às categorias de base. A tendência é que um novo acordo seja definido até o início da próxima semana, uma vez que Oswaldo já confidenciou a amigos que pretende permanecer em General Severiano.

Maurício Assumpção sempre defendeu que o Botafogo deve voltar a revelar grandes jogadores, assim como acontecia nas décadas de 60 e 70. Para isso, vem investindo no Centro de Treinamento de Marechal Hermes e valorizado as categorias de base, que vem inclusive participando de muitos torneios na Europa e na Ásia como parte de um intercâmbio. Parcerias com clubes de fora e do interior do Brasil também são rotina.

Assim, Oswaldo de Oliveira hoje tem no elenco, oriundos das categorias de base, os goleiros Renan, Milton e Andrey; o lateral Gilberto; os zagueiros Dória e Matheus; os volantes Gabriel, Jadson, Rodrigo Dantas e Lucas Zen; os meias Cidinho e Jeferson Paulista; e os atacantes Vitinho, Willian e Sassá. Desses, o treinador vem mantendo entre os titulares Dória e Gabriel, além de promover sempre que pode a entrada de Jadson.

Além do grande trabalho nas categorias de base, Oswaldo ganhou pontos com a diretoria pela maneira como conduziu a saída do atacante Loco Abreu do clube. O uruguaio, ídolo da torcida, vinha achando que tinha mais poder do que na verdade tinha e, ao ser sacado pelo treinador, se viu em uma situação curiosa. Neste momento, Maurício entrou em cena e valorizou Oswaldo, dando ao artilheiro a opção de ser emprestado, saindo por cima.

Hoje, mesmo que volte ao clube caso o Figueirense seja rebaixado, Loco Abreu saberá que Oswaldo tem carta branca para armar o time e vai ter que se contentar com o banco de reservas.

Perguntado diretamente sobre o assunto, Maurício Assumpção evita falar abertamente de como anda a situação sobre a renovação de contrato de Oswaldo de Oliveira. Segundo o dirigente, o treinador sabe quais são as pretensões alvinegras para o futuro.

“Estamos com o trabalho funcionando, mesmo com alguns resultados não sendo os esperados dentro de campo. Temos um elenco forte e que precisará apenas de contratações pontuais para a próxima temporada. Estamos conseguindo revelar jogadores, o que não vinha acontecendo, e todo esse processo está sendo muito bem conduzido”, disse Assumpção.

Sob o comando de Oswaldo, o Botafogo foi vice-campeão carioca, perdendo a final para o Fluminense, foi eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil pelo Vitória e na primeira fase da Copa Sul-Americana pelo Palmeiras. Além disso, luta com chances apenas matemáticas de se classificar para a Copa Libertadores.

Apenas depois da definição da permanência de Oswaldo de Oliveira que a diretoria vai começar a pensar em mudanças no elenco para 2013, já que o treinador terá papel decisivo neste aspecto. Já o gerente de futebol Anderson Barros não deverá mais permanecer no clube, pois se encontra sem ambiente junto aos torcedores. Muito se fala, inclusive, em uma ida dele para o Vasco.

Dentro de campo, o elenco que ganhou folga na segunda-feira se reapresentou nesta terça-feira, quando começou a preparação para a partida deste sábado, às 19h30 (de Brasília), contra a Portuguesa no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ), pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Para este compromisso Oswaldo de Oliveira não poderá contar com o volante Gabriel, que vai cumprir suspensão por ter sido advertido com o terceiro cartão amarelo no empate por 2 a 2 com o Palmeiras. A tendência é que Jadson seja o escolhido para o setor. Nesta quarta-feira, o elenco vai treinar no campo anexo ao Engenhão.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade