Futebol/Campeonato Baiano - ( - Atualizado )

Com Bahia e Vitória na 2ª fase, Campeonato Baiano altera fórmula

Salvador (BA)

Tradicional competição do futebol nacional, o Campeonato Baiano terá nova fórmula em 2013. Em reunião do Conselho técnico realizada na sede da Federação Baiana de Futebol (FBF), nesta quarta-feira, os clubes definiram alteração no sistema de disputa da competição. Bahia e Vitória, principais clubes do Estado, entram no torneio apenas na segunda fase.

“A nossa Federação sai na frente e já apresenta um campeonato estadual mais enxuto, como exige o calendário nacional. O Baiano, que já teve 140 jogos, ou mais, passará a ter 76 jogos. É a adequação necessária para o retorno da Copa do Nordeste ao calendário do futebol brasileiro”, frisou o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues.

A primeira fase do Baiano será disputada entre 20 de janeiro e 10 de março, contando com nove equipes (Bahia de Feira, Atlético, Fluminense, Vitória da Conquista, Serrano, Juazeiro, Juazeirense, Botafogo e Jacuipense) que disputarão apenas jogos de ida, sendo quatro como mandante e outros quatro como visitante, em grupo único.

Os cinco melhores times da fase inicial garantem vaga na sequência do torneio, enquanto os dois clubes com pior aproveitamento serão rebaixados para a segunda divisão. O primeiro e o segundo colocado asseguram lugar Copa do Nordeste 2014 e Copa do Brasil 2014, respectivamente.

Já com a presença de Vitória, Bahia e Feirense as quartas de final começam em 20 de março e se estendem até 21 de abril. Os oito clubes serão divididos em dois novos grupos, que foram definidos através de sorteio. Na chave dois, ficarão Bahia, Feirense, o segundo e o quarto colocado da fase de classificação. Já no grupo três ficarão Vitória, o primeiro, terceiro e quinto colocado da fase inicial.

Quanto ao sistema de disputa, a segunda fase passará a adotar os jogos de ida e volta, com duelos de grupo contra grupo. A semifinal será disputada pelos dois primeiros colocados de cada grupo. O primeiro do grupo 2 enfrenta o 2º do grupo 3 e o 1º do grupo 3 o 2º do grupo 2, ambos em confrontos de ida e volta. Os vencedores dos duelos farão a final do Baianão 2013 em dois jogos, marcados para os dias 12 e 19 de maio, e os dois eliminados disputarão o terceiro lugar.

Ainda no encontro ficou decidido que o campeão do Baianão 2013 terá presença garantida na Copa do Brasil e Copa do Nordeste, e o vice-campeão na Copa do Nordeste. Os seis primeiros colocados na classificação geral terão direito de disputar a Copa Governador do Estado, competição que valerá a terceira vaga da Bahia na Copa do Brasil, e a associação de melhor campanha a partir da segunda fase, que não seja integrante das Séries A e B do Brasileirão, será a representante baiana na Série D.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade