Futebol/Campeonato Brasileiro - ( - Atualizado )

Lesões não atrapalham e Fred comanda o Fluminense em tetracampeonato

São Paulo (SP)

Após um 2010 repleto de lesões, o atacante Fred comprovou a sua fama de artilheiro em grande estilo neste Campeonato Brasileiro. Embora o título conquistado após a vitória por 3 a 2 sobre o Palmeiras, em Presidente Prudente, seja o segundo na carreira do jogador, a sua importância para este triunfo foi muito além da apresentada em sua primeira campanha vitoriosa com o Tricolor.

Fred desembarcou no Rio de Janeiro em 2009 e se tornou o pilar da equipe que arrancou na reta final do Brasileiro e impediu o rebaixamento que parecia inevitável. No ano seguinte, o jogador sofreu com as seguidas contusões musculares e desfalcou o Fluminense durante boa parte da competição.

Em meio aos questionamentos do torcedor, o atacante perdeu importância diante do bom desempenho de Darío Conca e Washington. Contudo, a sua tímida participação não invalidou o primeiro título brasileiro de sua carreira. A conquista fez com que o Tricolor sofresse mudanças pontuais para 2011 e recolocou o centroavante como peça fundamental no time que tentava o inédito título da Copa Libertadores.

Mas um ano conturbado gerou novas críticas. O episódio envolvendo as 60 capisakês entornadas por Fred e Rafael Moura em um bar e a queda no torneio continental forçaram uma mudança de postura. No Brasileiro, o jogador chamou a responsabilidade e foi o vice-artilheiro da competição com 22 gols marcados. O recorde pessoal ainda tornou o atacante o maior artilheiro do Fluminense em uma única edição do campeonato.

Após altos e baixos na equipe tricolor, o centroavante iniciou 2012 como ídolo no time de Abel Braga e concretizou a sua fama de goleador no País. Com 19 gols marcados até o momento, o atleta garantiu a sua presença no rol de jogadores que dificilmente serão esquecidos pelo torcedor e levantou o bicampeonato nacional com propriedade. Para selar sua participação na competição com chave de outro, Fred anotou os dois gols deste domingo sobre o Palmeiras e garantiu o título carioca já nos minutos finais do confronto.

O seu objetivo agora será manter a liderança no ranking de artilheiros da competição e se manter preparado para conduzir o clube na Libertadores de 2013. A diretoria encara o torneio continental como a sua principal meta e investirá pesado para afastar o interesse gerado pelo atacante em clubes europeus. Em segundo plano, Fred tentará superar a desconfiança de Mano Menezes e cavar uma vaga na Seleção Brasileira que disputará a Copa das Confederações em seu próprio território.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade