Futebol/Brasileirão Série A - ( - Atualizado )

Grêmio enfrenta o Figueirense de olho no vice-campeonato do Nacional

Do correspondente Vicente Fonseca Porto Alegre (RS)

Mesmo sem chances de disputar o título, o Grêmio entra na penúltima rodada do Campeonato Brasileiro com tudo. O objetivo gremista, que é ser vice-campeão e conquistar uma vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores da América, passa por Florianópolis. Neste domingo, a equipe de Vanderlei Luxemburgo enfrenta o já rebaixado Figueirense, num Orlando Scarpelli que pode receber até mais gremistas do que torcedores do time da casa.

A novela que mais afligia os gremistas neste final de ano era sobre a renovação de Luxemburgo com o clube. O final foi feliz: o técnico permanecerá até o final de 2014 em Porto Alegre. No treino desta quinta-feira, Luxa era só sorrisos. Sua permanência também agrada ao grupo de jogadores, que torcia pela renovação de contrato após o bom trabalho realizado nesta temporada.

Neste domingo, o comandante tricolor tem como principal desfalque o atacante Kléber. Lesionado no tornozelo, o Gladiador deverá permanecer em Porto Alegre para se recuperar e entrar 100% no Gre-Nal da última rodada, dia 2 de dezembro. Sua saída da equipe dá ao treinador duas opções de escalação.

A primeira, e mais provável, é Marcelo Moreno ser o único atacante. A formação seria igual à do empate com a Portuguesa, com Fernando, Souza, Marco Antônio, Zé Roberto e Elano. Mas como o boliviano sentiu o tendão de Aquiles neste sábado, ele dificilmente entrará em campo, cedendo vaga para André Lima. Outra hipótese é a saída de Marco Antônio para a entrada de Leandro, para dar velocidade ao ataque. 

Uma volta praticamente certa é a de Gilberto Silva. Poupado da partida contra a Lusa por desgaste, o pentacampeão treinou normalmente durante a semana e deve retornar à equipe ao lado de Werley. Léo Gago e Pará, ambos suspensos, não poderão atuar. Na lateral-direita, Edílson deve ser o titular neste domingo.

Rebaixado, o Figueirense já pensa em 2013. Alguns jogadores experientes, como Fernandes (maior ídolo da história do Figueira) e Túlio, deixarão o clube ao final do Campeonato Brasileiro. O lateral Elsinho acertou sua ida para o Vasco a partir de janeiro, e o meia Caio deve retornar ao Botafogo. O gerente de futebol Chico Lins, que estava no clube desde 2010, também avisou que não fica.

Em relação ao time que perdeu no fim de semana passado para o Santos, o técnico Fernando Gil realizou mudanças, principalmente no meio-campo. Saem da equipe Jackson e Claudinei e devem entrar Diogo e Ryan.

O Grêmio garantirá o vice-campeonato se vencer a partida e o Atlético-MG não ganhar do Botafogo, no Engenhão. Atualmente, a vantagem gremista sobre o Galo é de um ponto. O Orlando Scarpelli deve receber um bom número de torcedores gaúchos neste domingo. Foi lá, em 2008, que o Tricolor conquistou sua maior vitória na história do Brasileirão: 7 a 1, sobre o próprio Figueirense.

FICHA TÉCNICA
FIGUEIRENSE X GRÊMIO

Arte GE.Net
Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC) 
Data: 25 de novembro de 2012, domingo 
Horário: 17 horas (de Brasília) 
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO) 
Assistentes: Christian Passos Sorence (GO) e Edson Antônio de Sousa (GO) 

FIGUEIRENSE: Tiago Volpi; Léo, Américo, Gutti e Hélder; Diogo, Túlio, Ryan e Bruno Nazário; Deretti e Aloísio 
Técnico: Fernando Gil

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edílson, Werley, Gilberto Silva e Anderson Pico; Fernando, Souza, Marco Antônio, Elano e Zé Roberto; André Lima (Marcelo Moreno)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade