Seleção Brasileira/Amistosos - ( )

Primeiro título da Seleção, Superclássico ‘adiou’ o 1.000º jogo

São Paulo (SP)

Inicialmente marcado para o dia 3 de outubro, o jogo de volta da edição 2012 do Superclássico das Américas é um dos protagonistas da festa pelos mil jogos disputados pela Seleção Brasileira. Cancelado pela falta de luz no estádio Bicentenário, em Resistência, o duelo contra a Argentina foi adiado para o dia 21 de novembro e fez a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) alterar toda a programação para celebrar a histórica marca.

Depois de ganhar por 2 a 1 a primeira partida do torneio, o Brasil jogaria por um empate na pequena cidade argentina, mas as condições precárias do local fizeram as seleções optarem por adiar o confronto. Dessa maneira, as festividades para o milésimo jogo do time canarinho foram remarcadas do embate contra o Japão (goleada por 4 a 0 no dia 16 de outubro), para esta quarta-feira, quando os comandados de Mano Menezes terão pela frente a Colômbia.

‘Vilão’ da CBF em 2012, no entanto, o Superclássico foi o primeiro campeonato vencido pela Seleção. Ainda chamado de Copa Roca, o duelo decisivo foi disputado no dia 27 de setembro de 1914, pouco mais de dois meses após a estreia oficial do esquadrão brasileiro.

Segundo informações levantadas pela entidade, o Brasil havia sido derrotado pelos argentinos dias antes pelo placar de 3 a 0 e chegaram desacreditados para a final. Jogando no estádio do Gimnasia Y Esgrima, os visitantes abriram o placar com Rubens Salles, jogador que defendia o extinto Paulistano-SP.

Poucos minutos depois, o ponta Roberto Leonardi igualou o marcador e, mesmo após o árbitro brasileiro Alberto Borgerth validar o gol, resolveu assumir que havia dominado a bola com a mão, algo bem distante da realidade que surgiria com a rivalidade entre as seleções no futebol.

Além do título, que seria conquistado novamente nos anos de 1922, 1945, 1957, 1960, 1963, 1971 e 1976, ainda como Copa Roca, e 2011, como Superclássico das Américas, o confronto do dia 27 de setembro de 1914 representa a primeira vitória brasileira sobre os argentinos em partidas oficiais.

CBF
Ainda no amadorismo, Seleção Brasileira formada por cariocas e paulistas faturou a Copa Roca de 1914

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade