Futebol/Campeonato Brasileiro - ( - Atualizado )

Para Luxemburgo, rebaixamento do Palmeiras é ruim para o futebol

Do correspondente Vicente Fonseca Porto Alegre (RS)

Técnico multicampeão pelo Palmeiras nos anos 90, Vanderlei Luxemburgo, hoje comandante do Grêmio, lamentou o rebaixamento do Verdão à Série B. Após o empate por 2 a 2 do Tricolor Gaúcho com a Portuguesa (resultado que sacramentou a queda do Alviverde), Luxa opinou que o rebaixamento de quatro clubes à segunda divisão no Brasil é um exagero.

“É ruim para o futebol brasileiro um grande clube como o Palmeiras cair. Vamos deixar de lado o fato de o Palmeiras ter caído: não pode, num campeonato com 12 clubes grandes e outros oito fortes, você ter 20% das equipes caindo. Cair quatro participantes de 20, com ao menos 12 grandes clubes, é uma covardia com o futebol brasileiro”, entende Luxemburgo.

O treinador do Grêmio lembrou que outros países com menos equipes de grande porte têm menos clubes rebaixados anualmente. “Na Espanha você tem dois clubes grandes, na Itália são três, e só três caem. Não é querer proteger o grande clube, mas só 15% dos times tinham que cair, ou seja, três por ano. Se cair mesmo ficando entre os 15% piores é porque merece, foi incompetente”, avaliou Luxemburgo.

Caso o Campeonato Brasileiro de 2012 tivesse apenas três rebaixados em vez de quatro, ainda assim a situação do Palmeiras seria difícil. Em 18º lugar, com 34 pontos, o Verdão só não seria rebaixado se vencesse seus dois últimos jogos e o Sport perdesse ambos.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade