Futebol/Campeonato Brasileiro Série B - ( - Atualizado )

Após arrancada heroica, Guará vence Grêmio-SP e escapa da degola

Guaratinguetá (SP)

De maneira heroica, o Guaratinguetá venceu o Grêmio-SP por 2 a 1 neste sábado e garantiu sua permanência na Série B do Campeonato Brasileiro em 2013. Tendo ocupado a zona de rebaixamento durante quase toda a competição, o Guará escapou da degola justamente nesta última rodada, com o triunfo e as combinações de resultado envolvendo as outras equipes com risco de queda.

A Garça venceu os últimos seis dos oito jogos  e acabou o torneio em 16 °lugar, uma posição acima do Z-4, com 43 pontos. Já o Grêmio-SP encerrou a competição com 30 pontos, na lanterna.

O jogo - Precisando da vitória de qualquer jeito, o Guaratinguetá começou a partida indo para cima da equipe da Grande São Paulo, que, sem nenhum objetivo na competição, se limitava a ficar na defesa. O time do Vale do Paraíba chegava com perigo ao gol adversário, mas encontrava dificuldades na hora de concluir as jogadas.

Mas, aos 20 minutos, a Garça conseguiu acertar a pontaria e abrir o placar. Após boa jogada do meia Marcinho, a bola sobrou nos pés de Jonatas Belusso, depois de falha do goleiro João Gabriel. O atacante só teve o trabalho de empurrar para o gol, balançando as redes pela primeira vez. E foi o próprio João Gabriel o responsável pelo segundo gol do Guará. Após chute vindo de fora da área, o goleiro rebateu mal a bola. O meia Renato Peixe se limitou a cabecear e ampliar a vantagem dos anfitriões, aos 38 minutos.

Arte GE.Net
Na segunda etapa, no entanto, o Guaratinguetá optou por adotar uma postura mais conservadora, se postando durante mais tempo no próprio campo. Tal estratégia acabou se revelando pouco eficiente, quando, aos 15 minutos, o Grêmio-SP marcou seu primeiro gol. Após cobrança de escanteio, o zagueiro Alex Lima subiu livre e cabeceou, diminuindo a diferença. A partir daí, a combinação de resultados das outras partidas deixou o clima tenso no Dario Leite Rodrigues. As combinações de resultado das outras partidas deixavam o Guará em posição delicada. Caso a equipe do Vale do Paraíba sofresse um gol, ela seria rebaixada. Mesmo assim, o Grêmio-SP não teve capacidade técnica para empatar o confronto, o que garantiu o acesso do Guaratinguetá e a festa de boa parte dos 3.850 torcedores presentes ao Dario Leite Rodrigues.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade