Motor/Nascar Truck Series - ( - Atualizado )

Nelsinho termina temporada em sétimo e leva prêmio por poles

Miami (Estados Unidos)

O brasileiro Nelsinho Piquet terminou a etapa de encerramento da Nascar Truck Series, disputada em Miami na noite de sexta-feira, no quarto lugar. Desta forma, o piloto finaliza o campeonato no sétimo posto e, satisfeito, comemora o chamado “Pole Award”, prêmio para o recordista de pole positions na temporada.

"Nossa meta no início do ano era chegar a Miami na briga pelo campeonato, mas isso ficou difícil porque deixamos de terminar algumas corridas na parte inicial da temporada. A segunda metade do ano foi muito boa, com vitórias, poles consecutivas e sempre na briga pelos primeiros lugares”, analisou.

Com o Pole Award, Nelsinho torna-se o primeiro estrangeiro a conquistar na pista um prêmio anual da Nascar após largar em primeiro em quatro etapas do campeonato. “Fico satisfeito pela maneira como acabou a temporada. Conquistei o Pole Award e espero ganhar ainda o prêmio de piloto mais popular da categoria", disse o brasileiro, que marcou 747 pontos em 22 etapas.

O quarto lugar em Miami foi o nono top 5 de Nelsinho em 2012 - apenas o campeão James Buescher e o vice Timothy Peters terminaram mais vezes (10) entre os cinco melhores. Por outro lado, o brasileiro foi o piloto que mais abandonou (5) entre os 10 primeiros do campeonato.

"Foi um ano de muito aprendizado e sei que voltaremos bem mais fortes em 2013, seja qual for o campeonato no qual vamos competir", afirmou Nelsinho. Em contato com equipes da Truck Series e na Nationwide, ele espera anunciar em breve uma definição para a próxima temporada, mas promete continuar na Nascar.

AFP
Com quatro pole positions, Nelsinho ganhou o prêmio como piloto que mais largou na frente ao longo da temporada
A etapa de Miami da Truck Series foi decidida na prorrogação, já que as regras da categoria determinam que, para evitar o final da corrida sob bandeira amarela, sejam feitas três tentativas de duas voltas em ritmo normal, ainda que além do limite de giros inicialmente estipulado.

Nelsinho alinhou em 12º quando surgiu a bandeira verde, na volta 138. E então fechou a temporada 2012 de maneira agressiva, ganhando nada menos que oito posições para chegar em quarto lugar. Para o brasileiro, o resultado final da corrida de encerramento foi positivo.

"Gosto muito da pista de Miami e queria ter brigado pela vitória. Mas diante das dificuldades que enfrentamos, sempre com o truck bem dianteiro, o final foi positivo. Em 2011, fui quarto colocado aqui e conseguimos repetir, o que não é mal. O desfecho ainda deu o título para a equipe, com o James Buescher. Ele fez uma bela temporada e mereceu o campeonato”, disse.

Com o final da temporada, Nelsinho espera pelo resultado da eleição do piloto mais popular da Truck Series. Encerrada na sexta-feira, a enquete teve início em 21 de setembro, no site oficial da Nascar, e será divulgada na próxima segunda-feira. O indiano Narain Karthikeyan, por enquanto, foi o único estrangeiro a ganhar a honraria.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade