Motor/MotoGP - ( - Atualizado )

Pedrosa vence no fim da temporada em prova repleta de quedas

Valencia (Espanha)

O espanhol Dani Pedrosa perdeu a briga do Mundial de MotoGP para seu compatriota Jorge Lorenzo, mas encerrou o ano como o piloto com maior número de vitórias. Neste domingo, ele venceu o Grande Prêmio de Valência, última prova da temporada, e conquistou seu sétimo triunfo em 2012.

Lorenzo, que conquistou o título do Mundial por antecipação, venceu seis corridas na temporada e acabou premiado pela regularidade. Seu último triunfo foi no Grande Prêmio de San Marino, mas durante toda a temporada ele ficou fora do pódio em apenas duas corridas.

A segunda colocação do GP de Valência, neste domingo, foi do japonês Katsuyuki Nakasuga, que disputou duas corridas este ano a convite da Yamaha. O asiático se emocionou com o feito e permaneceu debruçado em sua moto após estacioná-la. O pódio na Espanha ainda teve o australiano Casey Stoner, que encerrou sua carreira.

O piloto da Oceania, bicampeão do Mundial, deixa a MotoGP por não concordar com os rumos da categoria. Stoner é crítico à introdução das motos CRT nas provas e de um suposto benefício aos pilotos espanhóis.

A prova deste domingo em Valência foi marcada por muitos acidentes. O início da corrida foi com pista molhada, mas um trilho de asfalto seco logo foi formado no circuito espanhol. Mesmo assim, diversos pilotos perderam o controle de suas motos e caíram.

O acidente de maior impactou visual foi justamente de Jorge Lorenzo, que pela segunda vez no ano abandonou uma corrida. Ele tentava ultrapassar o retardatário James Ellison, quando sua moto balançou e ele foi arremessado para longe. Apesar da queda, o espanhol encerra o Mundial com 350 pontos, 18 a mais do que Pedrosa.

AFP
Dani Pedrosa venceu em casa a sua sétima corrida na temporada da MotoGP

Veja o resultado do Grande Prêmio de Valência da MotoGP:
1: Dani Pedrosa (ESP/Honda )
2: Katsuyuki Nakasuga (JAP/Yamaha)
3: Casey Stoner (AUS/Honda)
4: Alvaro Bautista (ESP/Gresini Honda)
5: Michele Pirro (ITA/Gresini FTR-Honda)
6: Andrea Dovizioso (ITA/Tech 3 Yamaha)
7: Karel Abraham (TCH/Cardion Ducati)
8: Danilo Petrucci (ITA/Ioda Suter-BMW)
9: James Ellison (ING/Paul Bird Aprilia)
10: Valentino Rossi (ITA/Ducati)
11: Aleix Espargaró (ESP/Aspar Aprilia)
12: Randy de Puniet (FRA/Aspar Aprilia)
13: Hiroshi Ayoama (JAP/Avintia)
14: Colin Edwards (EUA/Forward Suter-BMW)

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade