Futebol/Campeonato Brasileiro - ( )

Em jejum nos clássicos, Verdão desafia rival da única vitória no ano

São Paulo (SP)

Além do rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro consolidado com o empate diante do Flamengo, no dia 18 de novembro, o torcedor do Palmeiras sofreu durante a temporada de 2012 com a escassez de vitórias em clássicos regionais. Diante de Santos, Portuguesa, São Paulo e Corinthians, o Verdão disputou 11 partidas até o momento, tendo vencido apenas uma, justamente contra o Santos.

No dia do seu aniversário de 20 anos, o atacante Neymar marcou o centésimo gol da carreira, mas não evitou a derrota por 2 a 1 diante do algoz Palmeiras, em Presidente Prudente, pelo Campeonato Paulista. Na ocasião, os gols do Verdão foram marcados pelo atacante Fernandão e pelo lateral santista Maranhão, contra. Desde então, o time comandado por Luiz Felipe Scolari e depois por Gilson Kleina empatou quatro vezes e foi derrotado em outras oportunidades diante de seus rivais mais tradicionais.

Contra a Portuguesa, empates por 1 a 1 no Campeonato Paulista e no primeiro turno do Brasileirão. Na segunda parte do torneio nacional, a Lusa atropelou o Verdão com uma vitória por 3 a 0 no Canindé. Diante do São Paulo, a rivalidade começou com um empate emocionante, por 3 a 3, em Presidente Prudente, e teve sequência no Brasileiro com igualdade por 1 a 1 e derrota por 3 a 0, com dois gols do vice-artilheiro Luiz Fabiano.

O Corinthians é o adversário mais ingrato do Palmeiras na temporada 2012: depois de vencer por 2 a 1, no Pacaembu, pelo Campeonato Paulista, o time do técnico Tite repetiu o placar no primeiro turno do Brasileirão e, em setembro, aplicou 2 a 0 para afundar ainda mais seu rival na competição. Já rebaixado, o time entra em campo diante do Santos sem responsabilidades, em sua primeira partida após a oficialização de cinco dispensas.

Sob o comando de Gilson Kleina, cinco jogadores foram dispensados do clube: Daniel Carvalho, Obina, Leandro, Betinho e João Vitor, sendo que mais 11 foram disponibilizados para empréstimos: os goleiros Pegorari e Carlos, os laterais Fabinho Capixaba, Luís Felipe e Gerley, os zagueiros Leandro Amaro e Wellington, o volante Tinga, o meia Patrik e os atacantes Daniel Lovinho e Tadeu.

Confira os clássicos disputados pelo Palmeiras na temporada 2012:

Campeonato Paulista:
25/01 - Palmeiras 1 x 1 Portuguesa (gol: Ricardo Bueno)
05/02 - Santos 1 x 2 Palmeiras (gols: Fernandão e Maranhão, contra)
26/02 - Palmeiras 3 x 3 São Paulo (gols: Daniel Carvalho e Barcos, duas vezes)
25/03 - Corinthians 2 x 1 Palmeiras (gol: Marcos Assunção)

Campeonato Brasileiro:
19/05 – Palmeiras 1 x 1 Portuguesa (gol: Luan)
24/06 – Corinthians 2 x 1 Palmeiras (gol: Mazinho)
15/07 – Palmeiras 1 x 1 São Paulo (gol: Mazinho)
25/08 – Palmeiras 1 x 2 Santos (gol: Correa)
29/08 – Portuguesa 3 x 0 Palmeiras
16/09 – Palmeiras 0 x 2 Corinthians
06/10 – São Paulo 3 x 0 Palmeiras
01/12 – Santos x Palmeiras

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade