Tênis/Copa Davis - ( - Atualizado )

Berdych derrota desafeto Almagro em 5 sets e empata final da Davis

Praga (República Tcheca)

O primeiro dia da final da Copa Davis entre Espanha e República Tcheca, em Praga, terminou empatador por 1 a 1. Na partida de encerramento da rodada desta sexta-feira, Tomas Berdych derrotou Nicolas Almagro, seu desafeto, por 3 sets a 2, com parciais de 6/3, 3/6, 6/3, 6/7 (5-7) e 6/3, e manteve seu país vivo na disputa pelo título após 4h de partida.

Na primeira partida do dia, David Ferrer superou Radek Stepanek por 3 sets a 0, deixando a Espanha momentaneamente em vantagem. Neste sábado, ocorre apenas a partida de duplas, em que os espanhóis Marcel Granollers e Marc Lopez, campeões do ATP Finals, jogarão contra Berdych e Stepanek.

O confronto entre Berdych e Almagro começou com boa disputa entre os tenistas que mantiveram seus serviços nos primeiros games. O tenista da casa conseguiu uma quebra no oitavo game e em seguida sacou para abrir vantagem no marcador. Na segunda parcial, foi a vez do espanhol aproveitar bem a chance de derrotar o saque adversário e vencer, empatando o jogo.

A partida ficou quente a partir do terceiro set, quando os dois tenistas começaram a reclamar bastante das marcações dos juízes. Berdych quebrou o serviço de Almagro já no início da parcial e seguiu no comando do placar até fechar em 6/3.

No quarto set, o tcheco venceu o saque do espanhol ainda no início da disputa, mas Almagro devolveu a quebra no sexto game, empatando a parcial. O equilíbrio persistiu até o tie-break, em que o espanhol abriu 5-0. Berdych chegou a esboçar uma reação, salvando seguidos set points de seu adversário, mas acabou derrotado.

A quinta parcial foi um resumo da partida, com os dois tenistas alternando bons e maus momentos. Berdych quebrou o serviço de seu adversário no sexto game e empolgou a torcida tcheca em Praga, que não contava com a reação de Almagro, que logo em seguida devolveu a quebra. Mas o espanhol teve pouco a comemorar, perdendo seu próximo saque. Com a bola na mão mais uma vez, o tenista da casa não vacilou e garantiu a vitória em uma devolução para fora de seu adversário.

O duelo de duplas da final da 100ª Copa Davis está marcado para as 11h (de Brasília), deste sábado. Quem vencer, chega em vantagem ao domingo, quando David Ferrer e Tomas Berdych se enfrentam em duelo que pode selar o campeão da competição entre países. O quinto e último jogo do confronto é entre Nicolas Almagro e Radek Stepanek.

AFP
Berdych conseguiu vitória emocionante sobre o desafeto Almagro no primeiro dia da final da Davis

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade