Tênis/ATP World Tour Finals - ( - Atualizado )

Djokovic vence Berdych e garante classificação como líder do Grupo A

Londres (Inglaterra)

Melhor tenista da atualidade, Novak Djokovic garantiu a primeira colocação na tabela de classificação do Grupo A do ATP World Tour Finals, em Londres (Inglaterra). Nesta sexta-feira, o sérvio superou o tcheco Tomas Berdych em sets diretos, com parciais de 6/2 e 7/6 (8-6), e encerrou sua participação na fase inicial com a liderança da chave.

Atual sexto colocado no ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), Berdych começou sacando e não teve maiores dificuldades para confirmar o serviço. No entanto, Djokovic pressionou o adversário nos pontos seguintes e deu poucas chances ao tcheco. Com bom desempenho, o atleta sérvio triunfou por 6 a 2 em 34 minutos.

Na parcial derradeira, o líder da ATP encontrou maiores dificuldades para triunfar, tendo, inclusive, sofrido uma quebra no quarto ponto. O jogo ganhou ritmo equilibrado e foi levado ao tie-break, onde o tenista tcheco desperdiçou três set points e acabou derrotado por 7 a 6 (8-6).

AFP
Líder do ranking da ATP, Djokovic está classificado para semifinal do torneio disputado em Londres

Esta foi a 11ª vitória de Djokovic atuando diante de Berdych, sendo a nona consecutiva e a terceira em 2012. Nesta temporada, o sérvio já havia triunfado diante do rival nos Masters 1000 de Monte Carlo, na superfície de saibro, e Xangai, no piso duro. A única vez em que o tcheco superou o líder do ranking da ATP foi em 2010, em Wimbledon.

O resultado desta sexta-feira consolidou Djokovic na liderança do Grupo A. O sérvio teve êxito em todas as partidas que disputou e perdeu apenas um set, diante do atual campeão do Aberto dos Estados Unidos e dos Jogos Olímpicos, Andy Murray. Berdych, por sua vez, encerra a fase com campanha mais modesta, tendo uma única vitória, diante do francês Jo-Wilfried Tsonga .

O ATP Finals reúne os oito melhores tenistas do ranking da ATP. Detentor da quarta colocação, o espanhol Rafael Nadal segue em fase de recuperação de lesão e foi substituído por Tipsarevic. Os atletas são divididos em dois grupos, que classificam os dois líderes de cada chave para semifinal. Novak Djokovic (Sérvia), Andy Murray (Grã-Bretanha), Tomas Berdych (República Tcheca) e Jo-Wilfried Tsonga (França) integram o Grupo A.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade