Tênis/Copa Davis - ( - Atualizado )

Stepanek vence Almagro e garante bicampeonato tcheco na Copa Davis

Praga (República Tcheca)

Após 32 anos, a República Tcheca é novamente campeã da Copa Davis. Atuando na capital do país, Praga, neste domingo, Radek Stepanek triunfou diante de Nicolas Almagro por 3 sets a 1, com parciais de 6/4, 7/6 (7-0), 3/6 e 6/3, e fechou a série final do torneio com vitória por 3 a 2 da equipe comandada por Jaroslav Navrátil sobre os espanhóis.

Os tchecos iniciaram o dia com vantagem por 2 a 1, mas Tomas Berdych sucumbiu em sets diretos diante de David Ferrer, deixando o placar do confronto em igualdade. No entanto, Stepanek soube aproveitar o apoio da torcida local e confirmou o triunfo. Ainda na época de Tchecoslováquia, o país havia garantido o primeiro título da Copa Davis em 1980, quando venceu a Itália por 4 a 1.

Atual 37º colocado no ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), Stepanek deu poucas chances ao adversário na partida deste domingo. Detentor da 11º posição da ATP, Almagro ainda tentou reação e triunfou no terceiro set, mas não foi o suficiente para evitar a vitória e o título da equipe da casa.

Na série final deste ano, os tchecos haviam superado os espanhóis com vitória de Tomas Berdych sobre Nicolas Almagro, na primeira rodada, e com a dupla formada por Berdych e Stepanek, que levou a melhor diante de Marcel Granollers e Marc López. Pelo lado rival, David Ferrer assegurou os dois triunfos da equipe comandada por Alex Corretja.

Desfalcada por Rafael Nadal, lesionado, a Espanha perdeu a chance de garantir o hexacampeonato da Copa Davis. O país ibérico conquistou o troféu da competição por times em cinco ocasiões (2000, 2004, 2008, 2009 e 2011) e ficou com a segunda colocação em quatro oportunidades (1965, 1967, 2003 e 2012).

AFP
Atual 37º do ranking da ATP, Radek Stepanek definiu o confronto entre República Tcheca e Espanha

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade