Futebol/Campeonato Carioca 2013 - ( - Atualizado )

Campeonato Carioca muda regulamento e praticamente elimina pênaltis

Rio de Janeiro (RJ)

O Campeonato Carioca 2013 terá novidades importantes. Divulgado pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) o regulamento – que também vale para a edição de 2014 – prevê mudanças que praticamente eliminam as decisões por pênaltis, diminuem as suspensões por amarelos, invertem os modelos de Taça Guanabara e Rio e instituem um novo troféu.

As decisões por pênaltis

De acordo com o regulamento, aprovado em 30 de outubro, as semifinais e finais de turno não terão mais disputa de penalidades, já que são realizadas em partida única e a equipe com melhor campanha terá a vantagem do empate.

No caso da decisão do Campeonato, a decisão da marca da cal só acontecerá se o confronto tiver uma vitória para cada lado com a mesma diferença de gols. Não há vantagem para quem marcar como visitante.

As duas únicas decisões por pênaltis, desde que o atual modelo de dois grupos foi adotado no Carioca, aconteceram depois de dois empates.

Os amarelos

Em relação às suspensões, o regulamento permite às equipes pagar para liberar seus jogadores com terceiro cartão amarelo do jogo de gancho. A multa começa em R$ 500 e dobra a cada nova advertência. Se o jogador cumprir o jogo fora, os cartões são zerados.

Taça Guanabara e Taça Rio

Para 2013, a Taça Guanabara, o primeiro turno do Carioca, terá oito rodadas, com as equipes do Grupo A enfrentando as do Grupo B. Na Taça Rio, segundo turno, os clubes se enfrentam dentro dos grupos.

Primeiro e segundo colocados continuam se classificando para a fase decisiva de cada turno.

Os Superclássicos

A Ferj instituiu um campeonato paralelo dentro do Estadual. As partidas de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco nas fases de classificação também contarão pontos apenas entre os quatro grandes. A equipe que tiver a melhor campanha receberá um troféu simbólico.

Confira os grupos do Campeonato Carioca, definidos em sorteio:

Grupo A
Botafogo
Vasco
Friburguense
Volta Redonda
Nova Iguaçu
Olaria
Madureira
Quissamã

Grupo B
Fluminense
Flamengo
Macaé
Resende
Boavista
Bangu
Duque de Caxias
Audax Rio

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade