Futebol/Campeonato Brasileiro Série B - ( )

Vitória estreia PC Gusmão com goleada e espanta crise no Barradão

Salvador (BA)

Tentando mostrar serviço na estreia do técnico Paulo César Gusmão, o Vitória recebeu o América-MG no Barradão e devolveu a alegria à torcida. Sem vencer há duas partidas, o Leão da Barra levou sustos ao perder um pênalti e levar o empate do Coelho, mas contou com atuação inspirada do garoto Willie para vencer por 5 a 3, retomar a vice-liderança da Série B do Campeonato Brasileiro e ficar muito próximo do acesso à elite.

A igualdade do placar foi construída com gols do lateral direito Nino Paraíba, para os baianos, e do experiente centroavante Fábio Júnior, para os mineiros. Na segunda etapa, William recolocou os mandantes em vantagem e Willie transformou a vitória em goleada. Já nos minutos finais, Rodriguinho descontou para os visitantes e Fábio Júnior devolveu as esperanças, mas Nino Paraíba marcou um golaço para definir o resultado.

Com 69 pontos na tabela, o Rubro-Negro já abre cinco de vantagem para o São Caetano, principal candidato a tomar última vaga no G-4. Na nona posição, o time de Minas Gerais permanece com 50 pontos, sem objetivos nas partidas finais.

Na próxima rodada, a 36ª da competição nacional, o Vitória visita o Guaratinguetá no Vale do Paraíba às 16h20 (de Brasília) de sábado, no estádio Dario Rodrigues Leite. Já o América retorna a Belo Horizonte, onde encara o ABC na Arena Independência, às 17 horas também do sábado.

Arte GE.Net
O jogo – Para acabar com a má fase do time na temporada, os jogadores do Leão da Barra começaram a partida em ritmo alucinante e foram premiados com um pênalti logo aos cinco minutos. Na cobrança, o volante Uellinton buscou o canto, exagerou na dose e mandou a bola para fora, aumentando a pressão da torcida.

Sem se abater, o time de Salvador seguiu pressionando, até que, em lance de insistência, Nino Paraíba chutou cruzado para vencer o goleiro Neneca e abrir o placar. Minutos mais tarde, porém, novo choque para os baianos. Marquinhos Paraná cruzou na medida e o artilheiro Fábio Júnior testou firme para deixar tudo igual.

De volta dos vestiários, o Vitória voltou a investir na pressão nos minutos iniciais e voltou a comemorar a marcação de um pênalti. Sem vacilar, o centroavante William soltou a bomba no meio do gol e recolocou a equipe da casa em vantagem. Na resposta, o América chegou em bela enfiada de bola de Gilberto para Rodriguinho, mas o goleiro Deola apareceu bem e afastou o perigo.

Para acabar com qualquer reação mineira, o garoto Willie resolveu chamar a responsabilidade no Barradão e decidiu a partida em menos de dois minutos. Primeiro, de fora da área, o meia aproveitou os espaços da defesa e soltou uma pancada para fazer o terceiro dos mandantes. Um minuto depois, entortou a marcação, arrancou pela direita e encobriu Neneca com muita classe.

Substituído por Arthur Maia, Willie saiu ovacionado pela torcida, que passou a ver o time valorizando a posse de bola e investindo na velocidade de Marquinhos, que entrou na vaga de William. Na reta final da partida, o América tentou se recuperar e, depois de parar nas mãos de Deola, o meia Rodriguinho aproveitou falha do goleiro na hora de cortar cruzamento e soltou o pé para descontar.

Aos 39 minutos, o Coelho retornou de vez à partida e, após pênalti cometido por Michel, Fábio Júnior bateu com perfeição e chegou ao 14º gol na Série B. Sem piedade e nos acréscimos,  Nino Paraíba fez fila na defesa mineira, deixou o goleiro Neneca no chão e sacramentou a goleada do Vitória na estreia de PC Gusmão.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade