Vôlei/Bastidores - ( )

Ary Graça promete mudança radical na FIVB em seis meses

André Sender São Paulo (SP)

O brasileiro Ary Graça assumiu o comando da Federação Internacional de Vôlei (FIVB) em setembro e quer realizar mudanças radicais na entidade até o fim do primeiro semestre de 2013. A primeira parte do plano seria alterar a estrutura administrativa do órgão, para então começar a mexer nos formatos de competições e projetar inovações no esporte.

Uma das principais plataformas de campanha do brasileiro para a eleição na FIVB foi o uso da tecnologia para auxiliar a arbitragem, medida que já foi utilizada no Campeonato Mundial de Clubes, de Doha, em outubro. Cada equipe teve direito a dois desafios da chamada dos árbitros por set.

“Garanto que em seis meses a mudança lá vai ser radical”, prometeu o dirigente brasileiro, citando as diferenças nas regras entre o vôlei de quadra e o de praia como exemplo. “A gente precisa adequar as regras dos dois para termos uma disciplina só, porque as pessoas se confundem. Essas coisas são ridículas e precisamos acabar com isso. Mas vamos acabando aos poucos”, projetou.

A mudança mais aguardada pelos jogadores brasileiros está no calendário de competições internacionais. Por conta de interesses comerciais, a maioria das competições femininas ocorre na Ásia, gerando desgaste dos atletas por conta das longas viagens, o que pode mudar. Uma proposta para alteração será votada em 2 de dezembro.

No masculino, a principal reclamação é a grande quantidade de viagens por conta do formato da Liga Mundial, que pode começar a ter Série A, B e C com ascenso e descenso.

“A mentalidade vai ser de não exaurir os jogadores, não matá-los, para que a gente possa tê-los por mais tempo”, disse Ary Graça, que se licenciou do cargo de presidente da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) para assumir o comando da FIVB em setembro.  

Djalma Vassão/Gazeta Press
Ary Graça assumiu a Federação Internacional de Vôlei em setembro e promete mudanças drásticas no órgão

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade