Corrida e Camnhada/Volta da Pampulha - ( - Atualizado )

Brasileiros não vencem Volta da Pampulha há cinco anos

Belo Horizonte (MG)

Uma das mais tradicionais provas de rua do atletismo nacional, a Volta da Pampulha não tem um representante brasileiro no posto mais alto do pódio desde 2007. Nas últimas cinco edições da prova, quenianos garantiram a primeira colocação nas disputas entre homens e mulheres.

Tentando acabar com a hegemonia do país africano na prova mineira, os principais maratonistas brasileiros estão confirmados para a disouta dos 18,6 km de percurso no entorno da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte.

Visando a preparação para a São Silvestre, em 31 de dezembro, Damião Ancelo, atual vice-campeão da prova e brasileiro mais bem colocado em Londres-2012, Paulo Roberto de Amlemida, Giovani dos Santos e os dois primeiros colocados do ranking nacional, Giomar Pereira da Silva e Valdir Oliveira, lutarão pela primeira colocação da prova.

Sérgio Shibuya/MBraga Comunicação
Brasil foi maioria no pódio em 2011, quando garantiu 2ª, 3ª e 4ª colocações, mas não conquista a prova desde 2007
Nas últimas duas edições da disputa masculina, Barnabas Kiplagat foi o primeiro colocado, seguido de compatriotas na segunda colocação em ambas oportunidades. Antes dele, Nicholas Koech também foi bicampeão da Volta da Pampulha, acabando com série de dois triunfos seguidos do brasileiro Franck Caldeira, em 2006 e 2007.

Entre as mulheres, Marily dos Santos, Conceição Maria de Oliveira e Marizete Moreira dos Santos são as favoritas para acabar com o domínio de Nancy Jepkosgei Kipron, campeã da prova em 2007, 2008 e 2011. Além dela, Pasalia Kipkoech Chepkorir e Bornes Jepkirui foram outras duas quenianas a vencerem a Volda da Pampulha nos últimos cinco anos.

No retrospecto geral, o Brasil leva a pior no masculino, onde os quenianos triunfaram oito vezes em 13 edições. O cenário, no entanto, é menos desfavorável entre as mulheres, onde as brasileiras garantiram os mesmos seis títulos das atletas de Quênia.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade