Basquete/Bastidores - ( - Atualizado )

CBB divulga calendário com foco na Copa América e vaga no Mundial

São Paulo (SP)

A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) apresentou o calendário oficial da temporada 2013 sem grandes novidades para as Seleções principais, que terão como principal desafio no ano a Copa América, competição que oferece vaga no Campeonato Mundial de 2014.

A equipe feminina disputa a competição com sede no México, enquanto o time masculino busca sua vaga na Venezuela. Além as importante competição sul-americana, o grande destaque no calendário divulgado foi o aumento de competições de base. Serão 18 e não mais 12 Campeonatos Brasileiros de Base, com a inclusão da categoria Sub-14.

"Nosso objetivo com a entrada da categoria Sub-14 para os Brasileiros de Base é dar mais bagagem e melhor preparo para os atletas que irão disputar os Sul-Americanos Sub-15. Além disso, trinta por cento dos atletas desta categoria terá que ter 13 anos", explicou o presidente da CBB, Carlos Nunes.

“A cada ano aumenta expressivamente o número de competições organizadas pela CBB, comprovando o crescimento da modalidade nos 26 estados e no Distrito Federal. Para as Seleções Brasileiras de base, em parceria com o Ministério do Esporte, estamos programando o início dos treinamentos para o primeiro trimestre visando os Sul-Americanos Sub-15 e Sub-17 e a Copa América Sub-16. Através dos Projetos Incentivados, também iremos realizar a preparação para os Campeonatos Mundiais Sub-19, na Lituânia (feminino) e República Tcheca (masculino), respectivamente", enumerou.

O dirigente também ressaltou a importância dos torneios da Seleção principal. "As seleções adultas têm como foco principal o título da Copa América e uma vaga para os Campeonatos Mundiais de 2014”, afirmou. “O nosso planejamento de 2013 também estão as competições do Basquete 3x3, quando iremos realizar a segunda edição das etapas regionais, estaduais e nacional, além dos mundiais Sub-18 feminino e masculino”, acrescentou o presidente.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade