Jogos Olímpicos 2016/Basquete - ( )

Técnico grego assume Rússia e precisará driblar regras da Liga ACB

Moscou (Rússia)

O grego Fotis Katsikaris é o novo técnico da seleção da Rússia de basquete masculino, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres-2012. Comandante também do Bilbao Berri, ele precisará driblar as regras da Liga ACB, Primeira Divisão da Espanha, que impedem empregos simultâneos.

O projeto de Katsikaris, que substitui o norte-americano David Blatt, é ser registrado como treinador da Rússia apenas nos meses em que a Liga Espanhola estiver de férias. O acordo anunciado nesta segunda-feira prevê que ele comande a seleção europeia até os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

“Não quebrarei nenhuma regra. Todo dia 30 de junho, quebrarei meu contrato com o Bilbao antes de começar a trabalhar com a Rússia. Então posso retornar à Espanha depois e reassinar meu vínculo com o time novamente”, explicou Katsikaris.

O contrato firmado nesta segunda-feira é o primeiro desafio internacional da carreira do treinador grego, que em 2005 trabalhou na Rússia à frente do Dínamo de São Petersburgo.

A Federação Russa de Basquete também confirmou a contratação do lituano Alfredas Vainauskas para comandar a seleção feminina do país. Nos Jogos Olímpicos de Londres-2012, o time foi guiado por Boris Sokolovsky e ficou com a quarta colocação, perdendo a decisão da medalha de bronze para a Austrália.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade