Mais Esportes/Bastidores - ( - Atualizado )

Agência Mundial Antidoping suspende laboratório espanhol

Madri (Espanha)

A Agência Mundial Antidoping (Wada) anunciou nesta sexta a punição a um laboratório de controle de doping em Madri. Responsável pelos testes locais, o local foi suspenso em três meses por erro técnico que levou um atleta não-dopado a ser punido. Há chance do laboratório recorrer.

O incidente aconteceu em agosto, quando o erro de um técnico contaminou uma amostra de urina limpa com outra que continha elevada dose de substância considerada ilegal pela Agência.

Quando notou o problema, o laboratório informou a Wada para que o resultado não fosse oficializado, apresentando contra-análise que livrou o atleta de punição. Mesmo assim, a Agência julgou o caso grave e aplicou a suspensão ao laboratório.

Apesar disso, os seus representantes podem recorrer da decisão junto ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) no prazo de 21 dias após a notificação. Caso siga suspenso, a Wada voltará a avaliar o laboratório após os três meses de fechamento para analisar se ele está apto para a realização de análises.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade