Futebol/Bastidores - ( - Atualizado )

‘Inspirado’ no Timão, Chamusca quer montar base da Lusa na Série A2

São Paulo (SP)

Com sete anos de experiência internacional, o técnico Péricles Chamusca já sabe em que equipe se espelhar para recolocar a Portuguesa na elite do futebol paulista. Elogiando o trabalho de Tite, o comandante rubro-verde exaltou os benefícios que o título mundial do Corinthians trará para os clubes brasileiros.

“A maneira como o Corinthians vem jogando é importante para influenciar o futebol brasileiro. Além da qualidade dos nossos jogadores, é preciso saber da importância do aspecto tático. Vai valorizar o profissional brasileiro no mercado europeu e recolocar o País no seu caminho em relação à tática”, analisou, em entrevista à rádio Estadão/ESPN.

Ao usar a conquista do Timão como exemplo, o treinador já se prepara para a temporada atípica da Lusa. Se conseguiu se manter na primeira divisão nacional, o time do Canindé caiu no estadual e terá de disputar a Série A2 do Paulistão. A principal dificuldade apontada por Chamusca está na manutenção nos destaques da equipe em 2012.

“Nossa preocupação inicial é a reposição de jogadores que estão saindo. O ideal era manter o que teve de qualidade nesta temporada, mas nem sempre é possível. Perdemos o Bruno Mineiro, podemos perder o Léo Silva e o Ananais. Nosso primeiro objetivo é subir para a A1, mas já montando uma base para que só tenhamos que fazer contratações pontuais para o Brasileiro”, revelou.

Outra aposta do técnico para fazer sucesso na Lusa está no seu aprendizado no exterior. “Além da parte do conhecimento cultural que tive no Japão, com a disciplina, ou vendo a postura pré-profissional no Catar, onde os times parecem com categorias de base daqui, ganhei muito na parte tática. hoje a gente já vê o Brasil se aproximando da maneira como eles jogam lá fora. Essa experiência me faz chegar aqui com essa capacidade”, afirmou.

A reapresentação da Portuguesa para a temporada de 2013 irá acontecer no dia 3 de janeiro. Nos dois primeiros dias, o elenco passará por exames médicos e avaliações físicas e, a partir do dia 5, os trabalhos passarão a ser feitos no campo. A estreia da Lusa na Série A2 do Paulista será contra o Monte Azul.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade