Futebol/Campeonato Inglês - ( - Atualizado )

Justiça reabre investigação sobre tragédia em Hillsborough

Londres (Inglaterra)

O Supremo Tribunal britânico anulou os veredictos originais e reabriu o inquérito da tragédia de Hillsborough, que aconteceu em 1989 em uma partida de semifinal da FA Cup entre Liverpool e Sheffield Wednesday, e matou 96 pessoas. A nova investigação irá se concentrar nas mortes, averiguando como agiram os policiais e outras autoridades nas cenas que se seguiram à tragédia.

O inquérito acontece três meses depois de um novo relatório, produzido pelo Painel Independente de Hillsborough, estabelecer que 58 vítimas poderiam ter sido salvas não fossem falhas das autoridades. O primeiro-ministro inglês, David Cameron, chegou a pedir desculpas em nome do governo britânico após este novo inquérito.

“O surgimento de novas evidências tornou um novo inquérito inevitável. Angustiante ou intragável, a verdade precisa ser trazida à luz. Desta forma, as famílias das vítimas do desastre serão respeitadas. Nosso desejo é que o novo inquérito não seja adiado”, declarou o chefe do Supremo.

A decisão foi bem recebida pelo Grupo de Apoio às Famílias de Hillsborough. Nesta quarta-feira, mais de quarenta famílias viajaram de Liverpool para assistir à audiência em Londres. “A justiça está em seu caminho. Tudo o que dissemos está sendo provado como correto”, comentou o presidente da associação, Trevor Hicks.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade