Futebol/Bastidores - ( - Atualizado )

Por unanimidade no STJD, Quissamã recupera vaga na elite carioca

Rio de Janeiro (RJ)

O Quissamã precisou recorrer ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), mas, enfim, conseguiu recuperar sua vaga na Série A do Campeonato Carioca de 2013. Semanas após perder o direito de disputar a elite, devido a recurso pedido pelo Goytacaz no TJD-RJ, o clube do norte fluminense teve o acesso anulado, mas a decisão do STJD nesta quinta-feira encerrou a briga.

No último dia 6, o Quissamã foi acusado pelo TJD carioca de não ter apresentado os documentos necessários que definiriam em qual estádio mandaria seus jogos. A punição entrou em contradição com as informações da diretoria do clube que já foi defendido pelo lateral esquerdo Bruno Cortez.

"A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) tinha conhecimento de um e-mail enviado, tinha conhecimento da vistoria realizada, e em nenhum momento neste processo juntou estes documentos. O Quissamã que o fez. Estamos às vésperas de uma Copa do Mundo, não podemos pisar no critério técnico", analisou o advogado do Quissamã, Mauro Chidid.

Dessa maneira, o Goytacaz ficou com a segunda vaga na Série A por ter terminado a segunda divisão de 2012 na terceira colocação. A alegação do time de Campos era que o rival somente convocou a Ferj para a vistoria do estádio Antonio Carneiro da Silva, o Carneirão, sem enviar a documentação para defini-lo como sede.

"A solicitação do Quissamã foi de vistoria, e não houve a indicação à Ferj de qual estádio seria utilizado na competição. É a própria Ferj quem diz que o Quissamã não indicou um estádio para jogar a Série A, e que não cumpriu o regulamento. Não é um regulamento de uma mão só, é de várias mãos", argumentou Domingos Moro, advogado responsável pela defesa do Goytacaz.

Nesta quinta-feira, o caso chegou às mãos do procurador geral do STJD, Paulo Schimdt, e a decisão foi unânime. "É um subterfúgio um clube querer a vaga desse jeito. Este processo não encontra subsídio na legalidade, na moralidade. Esse recurso merece ser provido e a vaga devolvida ao Quissamã. Mudar isso, para um país que vai sediar a Copa do Mundo, ficaria feio", sentenciou.

A estreia do Quissamã na elite do Campeonato Carioca acontece no dia 19 de janeiro, diante do Flamengo. A partida, prevista para às 19h30 (de Brasília), será disputada no Engenhão. Já o debute da equipe como mandante será contra o Resende, na segunda rodada, mas deve ser realizada no Moacyrzão, casa do Macaé.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade