Futebol/Mercado - ( - Atualizado )

Oswaldo começa a pensar em futuro de Loco Abreu e outros emprestados

Gazeta Press Rio de Janeiro (RJ)

Com os jogadores de férias, o Botafogo começa a pensar no elenco para a próxima temporada. Com a renovação de contrato do técnico Oswaldo de Oliveira praticamente sacramentada, faltando apenas assinar o novo compromisso, o treinador vai se reunir constantemente nos próximos dias com o vice-presidente de futebol Chico Fonseca para definir quem fica e quem sai. Um dos assuntos a ser discutido envolve os atletas que estão emprestados a outros clubes e que podem ser aproveitados ou terão que arrumar um novo destino.

O mais famoso deles é o atacante Loco Abreu. Ídolo da torcida, o uruguaio foi emprestado ao Figueirense, mas já retornou por conta da queda do time catarinense para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro. Agora, Oswaldo terá que decidir sobre o jogador. Durante alguns jogos do Campeonato Brasileiro, revoltada com a falta de gols, a torcida pediu o retorno do uruguaio e culpou o técnico pela negociação.

- Vamos analisar todas as situações envolvendo os jogadores do Botafogo, mas não temos muito a falar do Loco Abreu. Caso ele permaneça conosco vai batalhar para encontrar seu espaço e caberá a mim observar e escalar quando achar necessário - costuma dizer o treinador quando é perguntado sobre o assunto, o que acontece constantemente desde que ficou definido que o uruguaio não permaneceria no Figueirense.

A tendência é que Loco Abreu realmente não permaneça no Botafogo. Oswaldo não chega a se opor a ele, mas admite que dificilmente ele será usado como titular, já que prefere homens de frente de velocidade, que favorecem ao seu esquema de jogo. Assim, o centroavante teria que aceitar a reserva, algo que o uruguaio não aceita, já que almeja disputar a próxima Copa do Mundo.

Outro atacante que retorna do Figueirense é Caio. O jogador, que assim como Loco Abreu tem contrato até o fim de 2014, deixou o clube sendo hostilizado pelos torcedores e dificilmente vai permanecer. Oswaldo gostaria de contar com ele, mas não promete sequência de jogo. Assim, seus empresários cogitam comprar os direitos federativos junto ao Glorioso para colocar o atleta em outra equipe de ponta do futebol brasileiro.

O volante Somália, que está cedido por empréstimo para a Ponte Preta, não vai permanecer no clube de Campinas. Ele tem contrato com o Glorioso até o fim de 2013 e deverá ser envolvido em alguma negociação, já que possui mercado.

- Vamos ver o que vai acontecer. Se eu voltar ao Botafogo vou procurar trabalhar a fim de conquistar o meu espaço no clube, já que gosto do Botafogo e quando saí o Oswaldo chegou a pensar em me aproveitar. Porém, sei que o clube conta com grandes jogadores para a minha posição, e com jovens que estão sendo promovidos com muita categoria, como o Gabriel e o Jadson. Vamos aguardar - disse Somália.

Também com contrato até o fim de 2013, o volante Bruno Tiago é mais um que retorna de empréstimo, mas deverá ser cedido a algum clube de menor investimento para a disputa do Campeonato Carioca, já que atualmente não tem espaço no Botafogo.

Quem só retorna em maio de 2013 é o atacante Alex, com contrato em vigor até o fim de 2014. O jogador está nos planos de Oswaldo de Oliveira e é tratado como uma promessa em General Severiano. Ele foi cedido no meio do ano ao Joinville, se destacou muito na Série B do Campeonato Brasileiro e foi emprestado ao futebol dos Emirados Árabes Unidos, onde também vem tendo bom desempenho.

Além de dar um destino aos jogadores que retornam de empréstimo, o Glorioso vai se desfazer de algumas peças que não fazem mais parte dos planos da comissão técnica para 2013. O lateral direito Lennon, por exemplo, deverá ser emprestado para ganhar experiência e o Goiás surge como destino mais possível para o jogador. O clube verde conquistou esse ano o título da Série B do Campeonato Brasileiro e foi promovido para a elite do futebol nacional. Lennon ainda não conseguiu se firmar no Alvinegro e será cedido por empréstimo.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade