Futebol/Campeonato Brasileiro - ( - Atualizado )

Próximo da despedida, Olímpico é o estádio que mais recebeu Gre-Nais

Do correspondente Vicente Fonseca Porto Alegre (RS)

O Olímpico se despede do futebol gaúcho com a honra de ser o estádio que mais recebeu Gre-Nais até hoje. O deste domingo será o de número 123, quase um terço dos 394 já realizados, contando o da última rodada do Brasileirão.O Beira-Rio já abrigou 109 clássicos, os Eucaliptos (antiga casa do Inter) viram 54 e a Baixada, primeiro estádio do Grêmio, 47. Ao todo, 17 estádios já sediaram o maior clássico gaúcho, seis deles fora de Porto Alegre. A Arena do Grêmio deve ser o 18º.

Em casa, o Grêmio tem vantagem sobre o Internacional. Ainda assim, o retrospecto é equilibrado: o empate é o resultado mais comum no Olímpico, tendo ocorrido 47 vezes. O Grêmio ganhou 41 Gre-Nais, e o Inter 34. Na história geral do clássico, o Colorado leva vantagem: 147 vitórias, contra 125 do Grêmio e 121 empates. Foram 521 gols tricolores e 558 alvirrubros.

O maior público de um Gre-Nal no Olímpico ocorreu na partida que deu ao Inter o título gaúcho de 1981: no dia 29 de novembro daquele ano, quase 73 mil pessoas foram ao estádio gremista acompanhar o confronto. Na semifinal do Brasileiro de 1988, disputada em 9 de fevereiro do ano seguinte, o número chegou a 71.621 torcedores. Neste domingo, já com capacidade reduzida para melhor acomodar a torcida, 46 mil pessoas devem lotar a casa gremista.

Se no geral a vantagem é vermelha, em jogos pelo Brasileirão o Grêmio é que está na frente: em 45 jogos disputados pela competição desde 1971, foram 19 vitórias gremistas, 16 coloradas e 10 empates. O último jogo pelo Brasileiro ocorreu no dia 26 de agosto deste ano, no Beira-Rio, e terminou com vitória gremista por 1 a 0, gol de Elano.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade