Futebol/Campeonato Brasileiro - ( )

Vice, Sul-americana e degola: veja o que está em disputa na rodada

Gazeta Press Rio de Janeiro (RJ)

Apesar de o Campeonato Brasileiro apresentar algumas definições, como a conquista do título pelo Fluminense com três jogos de antecedência, além do rebaixamento de Palmeiras, Atlético-GO e Figueirense, outras equipes ainda tem pendências a resolver nesta rodada final, a ser disputada neste fim de semana.

No topo da tabela, a briga é pela vice-liderança da competição, e a consequente vaga direta para a fase de grupos da próxima Copa Libertadores. Grêmio e Atlético-MG são os postulantes a vaga, que atualmente está com o Tricolor gaúcho, o qual tem um ponto de vantagem sobre o Galo, que chegou a sonhar com o título.

Enquanto os dois times brigam para a vaga logo abaixo do Fluminense, Ponte Preta, Náutico, Coritiba, Portuguesa e Bahia brigam pela ida à Copa Sul-americana. Um deles ficará fora, e pouco mais abaixo Lusa, o Tricolor de Aço e Sport lutam pela sobrevivência na elite. O Leão da Ilha inicia a rodada dentro da zona de rebaixamento, e precisa de derrotas dos rivais, além de uma vitória no clássico com o Timbu, para conseguir o feito.

Veja o que cada equipe precisa neste final de Brasileirão:

GRÊMIO: Com 70 pontos, o Grêmio quer terminar na segunda posição, que lhe dá vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores. Para isso precisa vencer o Internacional no Olímpico. Caso empate ou perca, vai depender de um tropeço do Atlético-MG, que pega o Cruzeiro e aparece com 69 pontos.

ATLÉTICO-MG: Para superar o Grêmio e ficar com a vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores, precisa vencer o Cruzeiro e torcer por um tropeço dos gremistas, que pegam o Internacional.

PONTE PRETA: Com 47 pontos, se garante na Copa Sul-americana caso vença a Portuguesa. Empate faz com que eles torçam por tropeço do Náutico diante do Sport ou para o Coritiba não vencer o Figueirense. Se for derrotado, vai depender de derrota do Náutico ou tropeço do time do Alto da Glória.

NÁUTICO: Com 46 pontos se garante na Sul-americana se vencer o Sport. Com empate, torce para o Coritiba tropeçar no Figueirense e, se for derrotado pelo Sport, só se garante em caso de derrota do Coxa.

CORITIBA: Com 45 pontos precisa vencer o Figueirense e torcer por tropeço de Ponte Preta ou Náutico. Em caso de empate, só avança se o Náutico perder para o Sport por três gols de diferença.

PORTUGUESA: Em caso de empate com a Ponte Preta afasta o risco de rebaixamento. Perdendo, torce por derrota do Bahia para o Atlético-GO ou por um tropeço do Sport diante do Náutico. Ganhando, pode disputar a Copa Sul-Americana, mas para isso precisa torcer por uma derrota do Náutico, em uma curiosa situação.

BAHIA: Empatando com o Atlético-GO afasta o risco de rebaixamento. Em caso de derrota, torce por um tropeço do Náutico para o Sport. Ganhando, vai para a Sul-americana se a Portuguesa tropeçar e o Náutico perder.

SPORT: Só permanece na primeira divisão se ganhar do Náutico e Portuguesa e Bahia perderem seus jogos. Caso empate ou perca o clássico pernambucano estará matematicamente rebaixado.

RODADA FINAL:

Sábado:

19h30 - Flamengo x Botafogo - Rio de Janeiro (RJ)
19h30 - Santos x Palmeiras - Santos (SP)

Domingo:

17 horas - Coritiba x Figueirense - Curitiba (PR)
17 horas - Náutico x Sport - Recife (PE)
17 horas - Fluminense x Vasco - Rio de Janeiro (RJ)
17 horas - São Paulo x Corinthians - São Paulo (SP)
17 horas - Atlético-GO x Bahia - Goiânia (GO)
17 horas - Grêmio x Internacional - Porto Alegre (RS)
17 horas - Portuguesa x Ponte Preta - São Paulo (SP)
17 horas - Atlético-MG x Cruzeiro - Belo Horizonte (MG)

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade