Futebol/Liga Europa - ( - Atualizado )

Viktoria Plzen vence Atlético de Madrid e fecha Grupo B na liderança

Pilsen (República Tcheca)

Atuando em casa, na Doosan Arena, o Viktoria Plzen fez valer o mando de campo e triunfou por 1 a 0 diante do Atlético de Madrid, nesta quinta-feira, em partida válida pela última rodada do Grupo B da Liga Europa. Com este resultado, a equipe tcheca ultrapassa o adversário espanhol e encerra a primeira fase na liderança da chave, com 13 pontos.

Apesar da derrota, o Atlético de Madrid também está classificado para a sequência da competição, já que terminou a disputa na segunda colocação, com 12 pontos. Académica, com cinco pontos, e Hapoel Tel Aviv, com quatro pontos, completam o grupo.

O sorteio para definir os confrontos da próxima fase da Liga Europa será realizado em 20 de dezembro. Ao todo, 32 equipes disputarão a fase de 16 avos, que contará com a participação de equipes que competiram na Liga dos Campeões desta temporada.

AFP
Viktoria Plzen derrotou Atlético de Madrid com gol do zagueiro Vaclav Prochazka nesta quinta-feira

O jogo:
Em busca de garantir a liderança do Grupo da Liga Europa, Atlético de Madrid e Viktoria Plzen realizaram confronto equilibrado no primeiro tempo da partida realizada na Doosan Arena. Desfalcada pelo atacante colombiano Falcao Garcia, a equipe espanhola criou suas melhores oportunidades no setor ofensivo com o brasileiro Diego Costa, que chegou com perigo ao gol adversário em duas oportunidades.

O time comandado pelo treinador argentino Diego Simeone finalizou cinco vezes durante a etapa inicial, mas apenas dois chutes foram em direção ao gol defendido por Kozacic e não balançaram as redes. Apesar de levar desvantagem no número de arremates (5 a 4), o Viktoria Plzen soube utilizar jogadas de bola aérea para oferecer perigo ao Atlético de Madrid.

Aos 26 minutos, o atacante eslovaco Michal Duris desviou lance de cabeça após cobrança de escanteio e encontrou Vaclav Prochazka dentro da área. Livre de marcação, o zagueiro se deslocou em velocidade e, de perna direita, abriu o placar para o clube da República Tcheca.

A equipe espanhola teve chance de empatar aos 38 minutos, quando o atacante Diego Costa recebeu passe de Adrián, entrou na área adversária e ficou frente a frente com Kozacic. No momento da finalização, o atleta brasileiro tentou deslocar o goleiro com um chute cruzado e rasteiro, mas o camisa um se posicionou bem e defendeu o arremate.

No segundo tempo, o Atlético de Madrid aumentou sua presença no setor ofensivo, principalmente após a entrada do meio-campista Koke na vaga do lateral direito Juanfran. Acuado, o time mandante concentrava seus esforços no campo defensivo e não chegava ao ataque.

Com 30 minutos da etapa complementar, a equipe espanhola havia finalizado oito vezes, enquanto o Viktoria Plzen não tinha dado nenhum chute. Apesar da pressão, os atletas comandados por Diego Simeone falhavam no momento da conclusão e direcionavam a maioria dos arremates direto pela linha de fundo.

O treinador argentino ainda buscou solucionar a falta de pontaria do Atlético de Madrid e colocou Saúl e Pedro Martín nos lugares de Cisma e Javi Manquillo, respectivamente. O time espanhol  teve um gol anulado aos 44 minutos, quando o árbitro islandês Kristinn Jakobsson apontou falta de ataque. Na sequência, Diego Costa foi expulso por participar de confusão dentro da área e viu do vestiário o embate terminar com vitória por 1 a 0 do clube tcheco.

Confira outros resultados desta quinta-feira:

Grupo B
Viktoria Plzen 1x0 Atlético de Madrid
Hapoel Tel Aviv 2x0 Académica

Grupo D Bordeaux 2x0 Newcastle
Marítimo-POR 2x1 Club Brugge-BEL

Grupo E
Copenhague 1x1 Steaua Bucareste-ROM
Stuttgart 0x1 Molde-NOR

Grupo F Dnipro-UCR 4x0 AIK-SUE
Napoli 1x3 PSV Eindhovenn

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade