Futebol/Bastidores - ( - Atualizado )

Fluminense toma cuidado para não prejudicar acerto com Conca

Gazeta Press Rio de Janeiro (RJ)

A possibilidade de estar negociando com o Fluminense e a mudança para o Rio de Janeiro fizeram com que os dirigentes do Guangzhou Evergrande, da China, ficassem muito irritados com o meia argentino Darío Conca. Os chineses entendem que o apoiador, com contrato por mais um ano com o clube, só deverá sentar para conversar com outra equipe em caso de ter o contrato rescindido. A irritação foi tanta que os asiáticos não parecem mais dispostos a negociar com o clube brasileiro, que passaria a ser o último destino do atleta.

Essa realidade acabou soando nas Laranjeiras como preocupação. A imprensa noticiou que o diretor executivo do futebol do Fluminense, Rodrigo Caetano, se reuniu com Marcos Motta, empresário que cuida da carreira de Conca, e que as duas partes teriam acertado as bases salariais. O fato, porém, foi prontamente desmentido pelo dirigente tricolor, a fim de não piorar a situação.

“Na verdade o Fluminense quis é saber a situação do Conca. Nós não podemos nos envolver em um problema entre o Conca e o clube chinês. Nós só poderemos entrar nesta história depois que o jogador acertar a rescisão de contrato com seu atual clube”, afirmou Caetano.

Marcos Motta tem mantido contatos diários com Conca e com os dirigentes do Guangzhou Evergrande. O empresário tenta costurar alguma situação que diminua a raiva dos chineses e facilite uma liberação.

AFP
Conca jogou no Fluminense de 2008 a 2011. Depois, foi para o clube chinês com um dos maiores salários do mundo

Uma notícia vinda da Itália, porém, pode complicar os planos do Fluminense. Isso porque o Milan anunciou uma parceria com o Guangzhou Evergrande que prevê, além de práticas comerciais, intercâmbios entre atletas das categorias de base e o empréstimo de um jogador do clube chinês ao Rubro-Negro italiano. Os dirigentes asiáticos estariam dispostos a emprestar o próprio Conca, o que torna ainda mais dramática a realidade do Fluminense. No site oficial, o Milan informa apenas que "A parceria comercial entre os dois clubes foi fechada com um aperto de mão e sorrisos por toda a parte. Galliani deu ao presidente do Guangzhou uma camisa com seu nome e o número 8 escritos nas costas".

A realidade é que a diretoria do Fluminense vai evitar dar qualquer declaração que indique uma negociação em vigor com Darío Conca. Assim, os tricolores apostam que possam ganhar pelo cansaço o Guangzhou Evergrande caso os chineses pretendam chegar a um acordo com Darío Conca.

A contratação de Darío Conca foi pedida pelo técnico Abel Braga, que entende que o jogador pode ser útil ao time. Atualmente o Fluminense tem jogadores de qualidade para o setor, mas pode perder peças importantes durante a disputa da Copa Libertadores. Isso porque Thiago Neves poderá continuar sendo chamado para a Seleção Brasileira, enquanto que o brasileiro naturalizado português Deco tem sempre enfrentado série de lesões. Wagner costuma ser o reserva imediato dos dois titulares, mas também se machucou algumas vezes ao longo de 2012.

Além de um meia o Fluminense busca a contratação de um lateral direito para disputar posição com Bruno, uma vez que Wallace, revelado nas categorias de base do clube, já está negociado com o Chelsea, da Inglaterra. Nei, do Internacional, é o nome que surge com mais força, porém também está crescendo as chances de o escolhido ser Mariano, campeão brasileiro pelo próprio Tricolor em 2010 e que estaria insatisfeito no futebol francês. Como Carleto teve que ser devolvido ao São Paulo, dono de seus direitos federativos, o Fluminense também procura um jogador para ser o reserva de Carlinhos nos setor.

A ideia da diretoria do Fluminense é ter o elenco todo fechado em 3 de janeiro, quando acontece a reapresentação do grupo. Durante dois dias acontecerão exames médicos e, no dia 5, a delegação embarca para uma pré-temporada em Atibaia (SP). Depois, o plantel retorna para o Rio de Janeiro no dia 16. A estreia na Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca, será no dia 20 de janeiro diante do Nova Iguaçu, em São Januário. Porém, como vai priorizar a tentativa de conquistar a Copa Libertadores, o Tricolor vai disputar a maior parte dos jogos do Campeonato Estadual com uma formação de reservas.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade