Motor/Fórmula 1 - ( - Atualizado )

Alonso é eleito melhor piloto do ano pelos chefes de equipe da F-1

Londres (Inglaterra)

Ainda que tenha perdido o título mundial para o alemão Sebastian Vettel (Red Bull), o espanhol Fernando Alonso (Ferrari) foi o melhor piloto da temporada de 2012. Pelo menos essa é a opinião da maioria dos chefes de equipe da principal categoria do automobilismo.

Na votação, promovida pela Autosport, os chefes de equipe atribuíram pontos aos pilotos seguindo o modelo adotado nas corridas (25-18-15-12-10-8-6-4-2-1). Com 269 pontos, Fernando Alonso superou Sebastian Vettel por uma considerável diferença de 71 pontos.

Com um carro claramente pior que seus principais concorrentes, Alonso entrou na briga pelo título graças ao próprio talento e brigou até a última etapa, disputada no Brasil. Dos 11 chefes de equipe que participaram da eleição, oito escolheram o espanhol como o melhor da temporada.

Em seu perfil no Twitter, Alonso comentou o assunto de maneira bem-humorada. “Esses chefes de equipe ‘alonsistas cegos’ que reconhecem o seu trabalho todos os anos... É o melhor para continuar trabalhando duro. Muito obrigado”, escreveu o piloto.

AFP
O experiente piloto espanhol Fernando Alonso exige um começo melhor da equipe Ferrari na temporada de 2013
Christian Horner (Red Bull), Stefano Domenicali (Ferrari), Martin Whitmarsh (McLaren), Ross Brawn (Mercedes), Eric Boullier (Lotus), Frank Williams (Williams), Bob Fernley (Force India), Monisha Kaltenborn (Sauber), Cyril Abiteboul (Caterham), John Booth (Marussia) e Luís Pérez-Sala (Hispania) participaram da votação.

Alonso também venceu a eleição na temporada de 2010, quando perdeu o título para Sebastian Vettel no Grande Prêmio de Abu Dhabi, última etapa do campeonato. Na votação de 2012, o brasileiro Felipe Massa, companheiro do espanhol na Ferrari, marcou 27 pontos, ficando no 10º lugar.

Confira o resultado da votação com os chefes de equipe:

1 - Fernando Alonso (Ferrari): 269 puntos
2 - Sebastian Vettel (Red Bull): 198
3 - Lewis Hamilton (McLaren): 177
4 - Kimi Räikkönen (Lotus): 176
5 - Jenson Button (McLaren): 104
6 - Mark Webber (Red Bull): 66
7 - Nico Hülkenberg (Force India): 50
8 - Nico Rosberg (Mercedes): 30
9 - Sergio Pérez (Sauber): 30
10 - Felipe Massa (Ferrari): 27

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade