Fórmula 1/Bastidores - ( - Atualizado )

“Alonso tem problemas quando não vence”, diz consultor da Red Bull

Graz (Áustria)

Consultor da Red Bull, atual tricampeã dos mundiais de construtores e pilotos, Helmut Marko criticou a postura de Fernando Alonso e sua equipe Ferrari após o GP de Interlagos, prova que culminou no título do alemão Sebastian Vettel. Segundo o dirigente, o questionamento da escuderia italiana e seu piloto sobre a ultrapassagem do campeão sobre Jean-Éric Vergne seria atitude de mau-perdedores.

“Alonso parece ter problemas quando não consegue vencer. Quando perde, ele desenvolve incríveis habilidades políticas”, dispara Marko.

Além disso, o consultor criticou as afirmações de Alonso sobre Adrian Newey, projetista da Red Bull. Segundo o espanhol, a disputa do mundial ocorreu entre ele e Newey, a quem atribuiu o sucesso de Vettel na segunda metade da temporada.

Divulgação/Red Bull
Helmut Marko discorda de Alonso e garante que tricampeonato foi mérito de Sebastian Vettel
"Nosso rival espanhol não parece muito em dia sobre as qualidades de Sebastian (Vettel). Sim, ele corre com um carro feito por Newey, mas Fernando (Alonso) parece não ter percebido que temos dois carros feitos por Adrian no grid, mas que, no fim, apenas Sebastian vence", completa.

Apesar das críticas, Marko analisa a Ferrari como a única equipe que pode tirar o título da Red Bull em 2013. "A McLaren vai estar significativamente enfraquecida sem Lewis Hamilton. Apesar do que diz Niki Lauda, não vejo a possibilidade de que Lewis esteja na briga pelo campeonato com a Mercedes já em 2013. Por isso, acredito que apenas a Ferrari será a nossa adversária. E certamente será uma luta muito dura contra eles", conclui.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade