Futebol/Bastidores - ( - Atualizado )

Após manipulação de resultado, Napoli é punido pela Federação

Nápoles (Itália)

Na manhã desta terça-feira, a Itália encerrou mais um caso de manipulação de resultados em jogos de futebol: o Napoli, do zagueiro Bruno Uvini, ex-São Paulo, perdeu dois pontos na tabela de classificação do Campeonato Italiano, teve os zagueiros Paolo Cannavaro e Gianluca Grava, além do ex-goleiro Matteo Gianello, suspensos e foi multado em 70 mil euros (R$ 193,6 mil).

Tudo isto pela derrota proposital para a Sampdoria, por 1 a 0, no Nacional de 2010, em resultado que deixou o Genoa classificado à Liga Europa da temporada seguinte. De acordo com as informações da imprensa local, os jogadores da Azzurri receberam dinheiro pelo revés, que não interferiu na sua vaga para a mesma competição continental.

A Comissão Disciplinar da Federação suspendeu Cannavaro (irmão de Fábio Cannavaro, defensor com grandes passagens por Real Madrid, seleção italiana etc.) e Grava dos gramados por seis meses. Já Gianello, atualmente sem clube, teve presisão de três anos e três meses decretadas. No entanto, as punições poderão ser recorridas no Tribunal Federal de Justiça.

AFP
Zagueiro Paolo Cannavaro, do Napoli, foi um dos punidos pela Federação por manipulação de resultado
Segundo a Gazzetta dello Sport, o departamento jurídico do Napoli não descarta recorrer à decisão da Comissão. “Nós não podemos excuir esta hipótese, que deve ser levada em consideração”, afirmou o advogado Mattia Grassani. “Sofremos perdas financeiras, de imagem e de técnica esportiva. Esta é uma senteça totalmente injusta e inadequada”, lamentou.

Com menos dois pontos na Serie A, a equipe de Nápoles caiu da terceira para a quinta colocação, sendo ultrapassada por Lazio e Fiorentina, e deixou a zona de classificação à próxima Liga dos Campeões da Europa. No entanto, o Napoli pode recuperar estes tentos já neste sábado, quando enfrenta o Siena, fora de casa, pela 18ª rodada da competição.

Relembre-se: o futebol europeu, principalmente o italiano, já sofreu com vários escândalos por manipulações de resultados. Os casos mais famosos ficam por conta do Milan, da Lazio e da Juventus, que já foram rebaixadas à Segunda Divisão Nacional após tentativas de forjar placares. E o mais recente foi a da própria Velha Senhora, que caiu em 2006.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade