Futebol/Bastidores - ( )

Autor promete “Messi íntimo” em biografia recém-lançada no Brasil

Bruno Ceccon São Paulo (SP)

Ainda que a capa de “A Biografia de Lionel Messi” mostre o camisa 10 do Barcelona prestes a usar sua precisa perna esquerda para bater na bola, o escritor argentino Leonardo Faccio promete retratar na obra a vida do compatriota longe dos holofotes.

“Não é um livro sobre futebol, mas sim um livro sobre um jogador muito importante e, mais do que qualquer coisa, sobre sua vida fora do campo de jogo. É o Messi íntimo e pessoal. Conhecer a vida particular da pessoa nos ajuda a valorizar o jogador elétrico que vemos pelo Barcelona e pela seleção argentina”, disse Faccio à GE.net.

“A Biografia de Lionel Messi”, publicada na Espanha no final de 2011, foi lançada no Brasil neste mês de dezembro pela Editora Évora, através do selo Generale. Com 160 páginas e preço sugerido de RS 34,90, a obra já está disponível nas principais livrarias do País.

Nascido em Buenos Aires no ano de 1971, Leonardo Faccio, atraído pelo futebol vistoso de Ricardo Bochini, resolveu contrariar o pai, torcedor do Boca Juniors, e o avô, fã do Racing, para apoiar o Independiente. Antropólogo e jornalista, ele não se diz fanático, o que contribuiu para evitar o enfoque meramente futebolístico na obra.

Reprodução
Biografia foi lançada em dezembro no Brasil
“Comecei a trabalhar no livro em 2008, quando Messi ainda não era considerado o melhor do mundo. Casualmente, retratei os anos mais importantes da vida dele no futebol, quando despontou a nível internacional. Através do livro, tento transmitir toda essa transformação praticamente em tempo real”, explicou.

Radicado em Barcelona há 10 anos, Faccio vive a dois quarteirões do Camp Nou e precisou esperar nove meses para finalmente conseguir entrevistar Lionel Messi, em 2008. A princípio, a ideia era fazer apenas um perfil para uma revista, mas após a publicação uma editora convidou o escritor para produzir a biografia, completada por entrevistas com pessoas próximas ao jogador.

“Tive a chance de conversar com o Messi sobre assuntos pessoais, algo que ele não costuma fazer. Falamos sobre Rosário, sua cidade natal, sobre sua família, sobre sua noiva, com a qual teve um filho recentemente. O mundo do Messi não é o das palavras, mas sim o da ação. Mesmo assim, ele teve muita paciência para responder na ocasião”, disse o autor.

Além de abordar aspectos fundamentais da biografia de Lionel Messi, como o problema de crescimento que o afetou na infância e foi decisivo em sua ida ao Barcelona, Faccio revela detalhes pitorescos da vida do astro, como o pudor em ver os próprios lances pela televisão e o costume de dormir durante a tarde.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade