Futebol/Mundial de Clubes - ( )

Fifa põe “alegria japonesa” do Timão entre momentos marcantes do ano

São Paulo (SP)

Em clima de retrospectiva, a Fifa listou em seu site “12 momentos que marcaram 2012”. A entidade ignorou a tragédia que matou mais de 70 pessoas no Egito em fevereiro e lembrou o rebaixamento do escocês Rangers por problemas financeiros como único fato negativo, preferindo apontar gols e títulos importantes.

Não há um ranking na apresentação, feita em ordem cronológica. A conquista do Mundial de Clubes pelo Timão fecha a lista em 16 de dezembro, com a vitória por 1 a 0 sobre o Chelsea no Estádio Internacional de Yokohama, chamada de “alegria japonesa do Corinthians”.

“O gigante paulista Corinthians tinha vencido a primeira edição do Mundial de Clubes da Fifa em 2000, mas a história recente do torneio vinha sendo de domínio europeu. Isso tornou as coisas para os brasileiros quando, empurrados por mais de 20 mil de torcedores em viagem a Yokohama, eles merecidamente derrubaram o Chelsea graças ao cabeceio decisivo de Paolo Guerrero no segundo tempo”, diz o site da entidade.

Sergio Barzaghi/Gazeta Press
O peruano Paolo Guerrero comemora o gol que deu ao Corinthians o título do Mundial de Clubes
Entre os momentos marcantes do ano, a Fifa lista também a conquista da Copa das Nações Africanas pela Zâmbia, a sobrevivência do congolês Muamba a um ataque cardíaco em campo, o gol nos acréscimos de Agüero que deu o título inglês ao Manchester City e a despedida de Drogba do Chelsea com troféu da Liga dos Campeões.

São lembrados ainda o triunfo do Taiti na Copa das Nações da Oceania, o rebaixamento do Rangers à quarta divisão escocesa, a cavadinha de Pirlo na disputa de pênaltis entre Itália e Inglaterra na Eurocopa, a goleada da Espanha na decisão da mesma Euro, a dramática vitória dos Estados Unidos sobre o Canadá no torneio olímpico feminino, os quatro gols do sueco Ibrahimovic contra a Inglaterra – com direito a um espetacular – e o recorde de gols em uma temporada, estabelecido por Messi.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade