Futebol/Copa das Confederações - ( - Atualizado )

Performático, Cafu apresenta bola da Copa das Confederações: Cafusa

Helder Júnior São Paulo (SP)

Além de definir os grupos da Copa das Confederações, o sorteio realizado em São Paulo na manhã deste sábado mostrou a bola que será utilizada nas partidas do torneio em 2013. Capitão do Brasil na conquista do pentacampeonato mundial, o ex-lateral direito Cafu foi chamado ao palco e apresentou ao público todos os detalhes da escolha do nome do artefato e arrancou risos da plateia com uma atuação performática.

Ao lado do secretário geral da Fifa, Jérôme Valcke, Cafu se mostrou à vontade e bem-humorado para explicar que não teve influência na escolha do nome da bola, apesar das semelhanças. “O nome dela é Cafusa”, divulgou, arrancando gargalhadas. “Sabia que tria motivos para risos.”

Depois da brincadeira, o ex-jogador explicou a origem do nome, que mistura a história do povo brasileiro e suas principais culturas. “Sabemos que, no Brasil, cafuzo é o resultado da miscigenação de negros e índios. Mas Cafusa também pode ser a fusão de carnaval, futebol e samba", revelou.Antes de se despedir dos presentes, Cafu voltou a brincar com a suposta ligação entre seu nome e o da bola. Além disso, o pentacampeão se mostrou otimista e disse espera ver os comandados de Luiz Felipe Scolari balançando as redes de Japão, México e Itália, seleções rivais no grupo A da Copa das Confederações.

Fernando Dantas/Gazeta Press
Pentacampeão Cafu esbanjou bom humor durante apresentação da bola Cafusa no Complexo do Anhembi
“É cafusa, mas não tem nada a ver comigo, hein? Será que o nome foi coincidência?”, questionou. “É uma bola 100% brasileira. Tenho certeza de que dará um show de gols na Copa das Confederações. Espero que para o Brasil”, afirmou Cafu, que ainda recebeu passe preciso de Jérôme Valcke antes de deixar o palco.

Predominantemente branca e com detalhes em verde e amarelo, a bola possui 32 gomos, ligados entre si por uma união térmica, mesma tecnologia utilizada pela Adidas na Tango 12, que rolou nos gramados na última edição da Eurocopa e considerada ideal pela Fifa. Nas lojas, a Cafusa terá duas versões, uma custando R$ 45,90 e outra R$ 399,90.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade