Futebol/Bastidores - ( - Atualizado )

Real Madrid pede mudanças em projetos de reforma do Bernabéu

Madri (Espanha)

Depois de receber quatro maquetes com propostas de transformação do Santiago Bernabéu, o Real Madrid faz algumas exigências antes de escolher o modelo vencedor. Segundo o diário espanhol Marca, o presidente galáctico Florentino Pérez quer que a nova casa merengue ganhe entre cinco e dez mil novos lugares.

Apenas dois dos projetos contemplavam esta ampliação do Bernabéu, o que passa, agora, a ser um requisito para a equipe madrilenha. A exigência seria uma maneira de convencer os associados do clube que a reforma do estádio também os beneficiaria. Com mais dez mil lugares, o estádio passaria a ser o terceiro maior do mundo, atrás apenas do Camp Nou, do rival Barcelona, e do Estádio Azteca, da televisão mexicana Televisa. A transformação da casa merengue em um caldeirão que assuste os adversários também passa pela cabeça do presidente.

Pérez ainda exige que haja um teto retrátil. Um sistema eficiente e rápido é o desejo do Real. Além disso, um novo placar, que também permitisse publicidade e desse uma volta completa no estádio é uma pedida. A intenção é potencializar as receitas de publicidade do clube, que há tempos vive com a saúde financeira abalada.

Justamente pela situação do cofre merengue, o custeio da obra, que deve chegar a 250 milhões de euros (R$ 675,6 milhões), é um dos maiores problemas para Pérez. Com dificuldades para conseguir novos empréstimos – o clube já teria recorrido a instituições bancárias para contratar nomes como Cristiano Ronaldo –, a emissão de títulos de dívida, garantidos pela verba de direitos de transmissão bancaria a obra.

A boa notícia é que, na expectativa do clube, esses milhões seriam amortizados em cerca de cinco anos. Graças a um acordo com a prefeitura de Madri, a equipe poderá ampliar os espaços explorados comercialmente e os novos camarotes, muito mais luxuosos, garantiram aumento da receita.

Divulgação
Quatro maquetes de escritórios de arquitetura que pretendem reformar o Bernabéu foram apresentadas pelo Real

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade