Motor/Bastidores - ( - Atualizado )

Ex-Ferrari, Jean Alesi anuncia aposentadoria das pistas

Paris (França)

Piloto da Ferrari entre 1991 e 1995, o francês Jean Alesi anunciou nesta quarta a sua aposentadoria definitiva das pistas. Aos 48 anos, o agora ex-piloto afirmou estar cansado da política financeira que comanda o automobilismo atualmente como o principal motivo por abandonar as competições.

“Eu não sinto como um caçador de patrocinadores”, revela, em entrevista ao jornal francês L’Equipe.

Uma das grandes promessas da Fórmula 1 na década de 90, Alesi tem como melhores resultados na categoria a quarta colocação conquistada com a Benneton em 1996 e 1997. O francês é o 11º piloto com mais participações, com 201 largadas entre 1989 e 2001.

AFP
Ida para a Ferrari mudou os rumos da carreira de Jean Alesi: francês deixa o automobilismo aos 48 anos
Após ótimo desempenho pela Tyrrel em 1990, Alesi foi cobiçado por Ferrari e Williams, chegando a assinar contrato com ambas as equipes. Ao ir para a escuderia italiana, frustrou-se ao ver a Williams dominar a F1 nos anos seguintes, enquanto a Ferrari não deslanchava. Sua única vitória na categoria ocorreu em 1995, no GP do Canadá.

Após a sua saída da Fórmula 1, disputou cinco temporadas no DTM pela Mercedes, tendo como melhor a quinta colocação em 2002, sua primeira temporada na categoria.

Neste ano, o francês teve uma experiência frustrante nas 500 milhas de Indianápolis, aquela que viria a ser a sua última corrida na carreira. Após apenas nove voltas, foi eliminado da prova pelos organizadores por não alcançar a velocidade considerada segura para prosseguir na disputa, fruto de deficiências na potência do motor Lotus de seu carro.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade