Natação/Bastidores - ( )

CBDA divulga casos de doping de Diego Prado e Leonardo Sumida

Rio de Janeiro (RJ)

Nesta quarta-feira, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos divulgou punições para mais dois nadadores que foram pegos em exames antidoping. As suspensões de Diego Cândido Prado e Leonardo Sumida foram anunciadas no Painel de Doping da CBDA, realizado no Rio de Janeiro.

Diego Prado, de 22 anos de idade, atleta do Serc São Caetano, foi flagrado pelo uso do esteroide anabolizante estanozolol e vai pegar uma suspensão de dois anos, ainda a ser confirmada, contando a partir do dia 4 de dezembro de 2012. O controle antidoping foi realizado no dia 10 de novembro, durante a disputa do Torneio Open de Natação, em Guaratinguetá (SP).

Já Leonardo Sumida, de 27 anos de idade, cuja amostra foi coletada no dia 8 de novembro de 2012, também durante a disputa do Open de natação, foi pego pelo uso de maconha (cannabis) e ficará suspenso pelo período de três meses, contando a partir de 14 de dezembro. O atleta da Apadafi-Aquafoz (Associação de Pais e Atletas de Desportos Aquáticos de Foz do Iguaçu-PR) reconheceu o uso da substância.

Diego Prado iria participar do Mundial de Piscina Curta, em Istambul (TUR), mas foi avisado que estava preventivamente suspenso. Sua prova principal é o 50m peito. Leonardo Sumida terminou o ano de 2011 liderando o ranking nacional em piscina curta, na prova dos 50m costa, com o tempo de 24s94. Ele foi o sexto colocado na Copa do Mundo de Natação, em 2010, e recordista mundial master nos 100m costa e nos revezamentos 4x50m medley e 4x100 medley em piscina curta, no ano de 2011.

Em 2012, outros três nadadores brasileiros foram suspensos por doping. Glauber Silva pegou gancho de dois anos, após ser flagrado com excesso de testosterona no organismo, e ficou fora dos Jogos Olímpicos de Londres-12. Flávia Delaroli ficou fora por três meses, com uso de tuaminoheptano e Pamela Souza acabou sendo suspensa por seis meses, após ser pega pelo uso de diurético furosemida.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade