Futebol/Bastidores - ( - Atualizado )

Fifa lembra aniversário de 1º título "intercontinental" do São Paulo

São Paulo (SP)

O São Paulo comemora nesta quinta-feira, 13 de dezembro, não apenas o título da Copa Sul-americana, conquistado na noite anterior, mas também aniversário de seu primeiro Mundial. Há exatos 20 anos, o clube derrotou o Barcelona por 2 a 1, no Japão. Quem comandou a virada foi Raí, autor dos dois gols do time tricolor.

O feito foi lembrado pela Fifa, que publicou em seu site oficial texto sobre o dia em que "Raí ajudou o São Paulo a dominar o mundo". Entretanto, a entidade que rege o futebol fez questão de lembrar que, naquela época, tratva-se de um torneio interclubes não organizado por ela. O melhor time do mundo era conhecido em duelo único entre o campeão da Libertadores e o vencedor da Champions League.

A conquista seria apenas a primeira. No ano seguinte, depois de vencer de novo o principal torneio sul-americano, o São Paulo voltou ao Japão para ser campeão mundial, desta vez diante do Milan. O terceiro título seria em 2005, já sob a chancela da Fifa, com vitórias sobre Al-Ittihad, na semifinal, e Liverpool, na decisão.

Mas o troféu de 1992 é especial, justamente por ter sido o primeiro. Em nota no seu site, nesta quinta-feira, o clube diz que, a partir dali, “o mundo passou a conhecer o São Paulo Futebol Clube, seu escudo, seu manto, suas cores: o raiar de uma nova era”.

Para levantá-lo, o time comandado por Telê Santana precisou superar susto: logo aos 12 minutos, o Barcelona abriu o placar, com um golaço de Stoichkov, de fora da área. O empate saiu aos 27, com gol de barriga de Raí, que voltaria a marcar de falta, no segundo tempo, para decretar a virada.

O ídolo tricolor, a propósito, acaba de lançar livro sobre esse título. Em parceria com o jornalista André Plihal, Raí conta em “1992 – O mundo em três cores” os bastidores e os momentos de superação daquela equipe.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade