Tênis/Federer Tour - ( - Atualizado )

No Brasil, Bellucci derrota Federer pela primeira vez na carreira

São Paulo (SP)

O tenista Roger Federer começou sua primeira passagem pelo Brasil com derrota nesta quinta-feira. O suíço perdeu para o brasileiro Thomaz Bellucci por 2 sets a 1, parciais de 7/5, 3/6 e 6/4.

O tenista número 1 do Brasil começou bem no primeiro set e chegou a ser quebrado quando sacava para o set, mas devolveu a quebra e não desperdiçou a segunda oportunidade.

Após perder o segundo set e ver o número 2 do mundo começar o terceiro com um break point, o brasileiro se recuperou e encaixou duas quebras seguidas para ficar na vantagem.

Os tenistas passaram a alternar quebras. No oitavo e nono game, ambos voltaram a confirmar seus saques, mas Bellucci conseguiu uma quebra quando vencia por 5/4 e fechou o jogo contra o suíço.

Esta é a primeira vitória de Bellucci sobre o recordista de semanas no topo do ranking mundial. Federer venceu os dois outros jogos, todos disputados em 2012, mas encontrou dificuldades no último: no ATP 500 da Basiléia, vitória por 2 sets a 1, parciais de 6/3, 6/7 (8-6) e 7/5.

Djalma Vassão/Gazeta Press
Em sua primeira partida em território brasileiro, o suíço Roger Federer foi derrotado em jogo equilibrado
O jogo - Federer perdeu o primeiro ponto apesar de começar sacando, mas encaixou boa sequência. Em seguida e venceu o primeiro game sem problemas. Na sequência, Bellucci chegou ao deuce, mas também confirmou seu saque.

O brasileiro começou a complicar a vida de Federer no terceiro game, conseguindo a quebra em sua primeira oportunidade. Na sequência, Bellucci saiu de 0-30 para confirmar seu saque. Os tenistas passaram a ter maior facilidade no serviço, deixando a partida em 5 a 3 para o brasileiro sem maiores riscos no saque. Bellucci chegou a pressionar Federer no nono game, mas o suíço conseguiu evitar que o adversário tivesse chance de um set point.

O brasileiro, porém, perdeu grande chance de vencer o set e permitiu a quebra com uma dupla falta, deixando o número 2 do mundo igualar em 5/5. Na sequência, Bellucci se recuperou e quebrou o serviço do adversário para ter nova oportunidade de sacar para o set. Dessa vez, o brasileiro não falhou e conseguiu largar na frente na partida.

Federer reagiu à derrota do primeiro set por 7/5 e sacou bem no primeiro game do segundo set. O vencedor de 17 Grand Slams dificultou o serviço de Bellucci, mas não conseguiu quebrar o saque do adversário no segundo game.

Os tenistas não encontraram dificuldades para confirmar seus saques na sequência, deixando o set em 2/2. Bellucci chegou a 40/40 no game seguinte, mas Federer acabou vencendo. O suíço embalou na sequência, quebrando o saque de Bellucci com autoridade e confirmando o seu em seguida, sem permitir que o adversário pontuasse, liderando o set por 5/2.

Djalma Vassão/Gazeta Press
Atuando em casa, Thomaz Bellucci derrotou o ex-número 1 do mundo pela primeira vez
Federer levou a sequência ao terceiro set, quebrando o saque de Bellucci logo no primeiro game. O brasileiro, porém, cresceu nas devoluções e devolveu a quebra em seguida, confirmando também seu saque e virando para 2/1.

Thomaz era melhor no jogo e abriu 0/40 no game seguinte, mas viu Federer se recuperar e chegar ao deuce. Mesmo assim, o brasileiro conseguiu a quebra: 3/1. Os tenistas passaram a alternar quebras até o set ficar em 4/3 para Bellucci.

Federer voltou a confirmar seu saque e igualou a partida, feito repetido pelo brasileiro em sequência. Após perder dois match points no game seguinte, Bellucci seguiu bem nas devoluções e quebrou, vencendo o set final por 6/4.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade