Tênis/Federer Tour - ( - Atualizado )

Federer celebra visita ao Brasil e se diz nervoso antes de exibição

André Sender São Paulo (SP)

O suíço Roger Federer, considerado o melhor jogador da história do tênis, está em São Paulo para um torneio de exibição batizado em sua homenagem no Ginásio do Ibirapuera. Dono de 17 títulos de Grand Slam, ele celebrou sua primeira viagem ao Brasil e se disse nervoso para corresponder às expectativas da torcida antes do início dos jogos.

O Federer Tour tem início nesta quinta-feira no Ginásio do Ibirapuera, com o duelo entre os duplistas norte-americanos Mike e Bob Bryan e os brasileiros Marcelo Melo e Bruno Soares Às 19h30 (de Brasília). Às 21h30, Federer entra em quadra pela primeira vez no Brasil para enfrentar o local Thomaz Bellucci.

“Estou muito animado por estar aqui, viajo o mundo todo dia e nunca tinha vindo ao Brasil. Não poderia estar mais feliz de poder jogar na frente dos brasileiros. Já vi muitos ao redor do mundo, são bem patrióticos por causa de Guga e outros grandes atletas. É um sonho virando realidade e por enquanto tem sido ótimo”, disse o suíço, nesta quinta-feira.

Além de Bellucci, Federer enfrenta em São Paulo o francês Jo-Wilfried Tsonga e o alemão Tommy Haas. A programação de jogos ainda conta com as estrelas femininas Victoria Azarenka, Maria Sharapova, Caroline Wozniacki e Serena Williams, que entram em quadra apenas uma vez no Ibirapuera.

Djalma Vassão/Gazeta Press
Roger Federer joga no Brasil pela primeira vez na carreira e espera corresponder às expectativas dos fãs

Apesar de estar acostumado a disputar finais dos maiores torneios do mundo, Roger Federer afirmou que as partidas em São Paulo estão cercadas de expectativas. Em jogos de exibição, o público dá menos importância ao resultado final do que nos duelos pelo circuito mundial e espera jogadas de efeito e interação com os atletas em quadra.

No Federer Tour, os ingressos diários da cadeira superior do Ginásio do Ibirapuera custam R$ 500 e os da cadeira inferior R$990. As entradas ainda podem ser adquiridas nas bilheterias da própria arena.

“Estou um pouco nervoso para ser honesto. Não jogo muitas partidas de exibição, isso é um pouco diferente, mais promocional, e acho que todo mundo está esperando ver algo extraordinário. Mas é uma boa pressão e estou ansioso para interagir com os fãs no ginásio”, revelou o vice-líder do ranking.

O confronto entre Federer e Bellucci já ocorreu duas vezes no circuito profissional, ambas na atual temporada e com vitória do tenista europeu por 2 sets a 1. A última foi no ATP 500 da Basileia, cidade natal da estrela do evento, e o suíço espera uma atmosfera bem diferente para o embate em São Paulo. “Tive boas partidas com Thomaz e será diferente jogar contra um brasileiro aqui em São Paulo. Ninguém vai torcer para mim. Ele é um grande jogador, com grande potencial, e um cara legal”.

Djalma Vassão/Gazeta Press
Thomaz Bellucci é o primeiro adversário de Federer no Ginásio do Ibirapuera
O tenista da casa, por sua vez, se disse animado por participar de um evento com tantas estrelas do tênis mundial. A esperança de Bellucci e de outros envolvidos com a modalidade é que a presença de Federer, Tsonga, Sharapova, Azarenka e Wozniacki em São Paulo estimule o crescimento do esporte no País.

“A gente tem uma expectativa muito grande. Estou bem ansioso para começar a jogar e ter uma boa participação. É diferente jogar aqui em São Paulo, dentro de casa, com essas feras que estão aqui do lado. É uma oportunidade única para a gente”, disse o paulista.

O Federer Tour tem início nesta quinta-feira e encerramento marcado para o próximo domingo. Dia 7 é a vez de Maria Sharapova e Caroline Wozniacki abrirem o dia e Bellucci enfrentar o francês Jo-Wilfried Tsonga.

O dia 8 de dezembro, programado originalmente para encerrar o evento, tem os jogos entre a norte-americana Serena Williams, campeã de Wimbledon e do Aberto dos Estados, e a bielo-russa Victoria Azarenka, líder do ranking mundial, e de Federer com Tsonga. No dia 9, Tommy Haas joga contra Federer e Bellucci enfrenta o espanhol Tommy Robredo.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade