Tênis/Bastidores - ( - Atualizado )

Nadal utiliza tecnologia da Nasa em recuperação de lesão no joelho

Manacor (Espanha)

Liberado para atuar após seis meses longe das quadras, o espanhol Rafael Nadal tem utilizado de uma das maiores tecnologias do mundo na fase final da recuperação de seu joelho esquerdo, ainda longe dos 100%. Segundo o jornal espanhol El País, o número quatro do mundo usa fita especial aliada a equipamento de redução de gravidade, ambos idealizados pela Nasa.

O utensílio é feito de plástico que circula o corpo da cintura para baixo. Combinado com uma máquina que aumenta a quantidade de ar ao redor do local, permite que Nadal corra sem prejudicar o local lesionado.

AFP
Por recuperação plena, Nadal utiliza uma das maiores tecnologias do mundo para evitar desgaste no joelho
O equipamento é usado pela Nasa para combater a deterioração dos músculos e ossos dos astronautas enviados ao espaço. Em Nadal, é utilizada para diminuir o peso corporal, fazendo com que os joelhos sintam menos o impacto da corrida.

Segundo Francisco Roig, auxiliar técnico do espanhol, a utilização do equipamento baixa o seu peso entre 10% e 15%. “Se você pesa 80kg, vai correr como se tivesse 72kg. Está sendo muito bom para os joelhos”, revela.

Roig diz ainda que Nadal estuda mudar o seu estilo de jogo a fim de evitar novas lesões e preservar os locais já prejudicados por contusões antigas.

“Quanto à mobilidade, Rafa está experimentando algumas modificações, tentando ser mais dinâmico, mais elástico, deslizar para evitar as pancadas bruscas da frenagem. Não é que vamos ver uma mudança radical. Rafael tem muitos automatismos que lhe deram muito êxito ao longo dos anos e que são muito difíceis de mudar, pois foi assim que ele aprendeu a bater na bola”, conclui.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade