Futebol/Copa São Paulo de Futebol Júnior - ( )

Alçado à condição de favorito, Cruzeiro encara rivais ‘abençoados’

São José dos Campos (SP)

A tradicional categoria de base do Cruzeiro venceu a Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2007, ao superar o Tricolor Paulista nos pênaltis contando com o atacante Guilherme, atualmente no rival Atlético-MG, como principal destaque. Vice em outras duas oportunidades, a Raposa voltou aos holofotes no futebol de base em dezembro de 2012, quando faturou o tricampeonato do Brasileirão Sub-20, isso a poucos dias de estrear na edição de 2013 da Copinha.

Para passar à segunda fase no primeiro lugar ou na condição de um dos melhores segundo colocados, o Cruzeiro terá que superar três rivais com nomes de santo e que contam com a competição como grande esperança de fazer orçamento para a temporada 2013.

Alçado à condição de favorito ao lado de Corinthians, Fluminense e São Paulo, que costumam chegar longe na principal competição de base do País, o Cruzeiro tem estreia marcada para esta sexta-feira, às 19 horas (de Brasília), quando enfrenta o São Caetano no estádio Martins Pereira, na cidade de São José dos Campos. Ainda completam o Grupo U da Copinha os modestos São José-SP e São Francisco-BA, que entram em campo duas horas antes.

Divulgação/Cruzeiro
Em 2013, Paulo Ricardo comanda o time tricampeão brasileiro Sub-20 e campeão da Copinha de 2007
O único obstáculo do time comandado pelo técnico Paulo Ricardo na Copa São Paulo é a demanda por jogadores na equipe profissional, dirigida por Marcelo Oliveira. O comandante já solicitou cinco jogadores campeões brasileiros Sub-20 para se apresentarem ao time de cima em janeiro e não viajarem ao interior paulista: Wallace, Mayke, Vinícius Freitas, Alisson e Vinícius Araújo, sendo que Mayke, por completar 21 anos em 2013, é o único que não poderia ser aproveitado.

Para completar o grupo, Paulo Ricardo subiu quatro garotos da categoria juvenil (Sub-17) e mesclou com remanescentes da conquista de 2012. A ideia do treinador é mostrar que o trabalho está sendo bem conduzido, mesmo com mudanças repentinas: “Temos nível de elenco compatível com os outros clubes grandes, estamos vindo de uma campanha vitoriosa e reforçamos o grupo com os juvenis. Eles vão ter a oportunidade, basta aproveitar”.

Uma das principais esperanças é o atacante Pedro Paulo, autor do gol decisivo na vitória por 2 a 1 sobre o Inter na final do Campeonato Brasileiro Sub-20. Os volantes Eurico e Bruno e o camisa 10 Daniel também são revelações que participaram da campanha vitoriosa e seguem com o grupo para a Copinha. “Viajamos dia 2 e temos que estar concentrados desde o primeiro minuto, porque é uma competição muito curta”, analisa Paulo Ricardo.

Os adversários do time cinco estrelas na Copinha serão três clubes ‘abençoados’ – o São Caetano quer revelar jogadores para aumentar o elenco à disposição do técnico Aílton Silva no Campeonato Paulista, o São José quer fazer valer o fator casa para avançar, e o São Francisco quer continuar revelando talentos para compensar o investimento pesado na base do futebol baiano.

Confira a tabela do Grupo U, com sede em São José dos Campos:

04/01 – 17 horas – São José-SP x São Francisco-BA
04/01 – 19 horas – Cruzeiro x São Caetano
07/01 – 19 horas – São José-SP x São Caetano
07/01 – 21 horas – São Francisco-BA x Cruzeiro
10/01 – 19 horas – São Caetano x São Francisco-BA
10/01 – 21 horas – São José-SP x Cruzeiro

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade