Futebol/Copa São Paulo de Futebol Júnior - ( )

Com base de 2012 mantida, Santos tenta espantar jejum de 29 anos

Jaguariúna (SP)

Sem títulos importantes desde 1984, o time de Diego e Robinho começou a escrever uma nova página da história do Santos com a conquista do Campeonato Brasileiro de 2002. Na Copa São Paulo de Futebol Júnior, principal competição de base do País, a história pode se repetir nesta temporada, já que o Peixe não leva o título desde que Gérson e Rogério balançaram as redes do goleiro Alexandre, do Corinthians, e levaram a Copinha pela primeira – e única – vez à Vila Belmiro.

A responsabilidade de espantar a fila que já dura 29 anos será colocada em jogo a partir desta sexta-feira, na cidade de Jaguariúna, cerca de 130 km distante da capital paulista, sede da final no dia 25 de janeiro. Às 16 horas (de Brasília), no estádio Alfredo Municipal Alfredo Chiavegato, os novos Meninos da Vila enfrentam o tradicional Remo, do Pará, em partida válida pelo Grupo V. Mais cedo, São Mateus-ES e Corinthians Alagoano abrem a Copinha de 2013.

Eliminado pelo Bahia nas quartas de final da temporada passada, o time do Santos teve a base mantida para 2013, inclusive o técnico Claudinei Oliveira. “Estamos buscando o melhor de cada jogador para chegarmos na Copa São Paulo com força máxima. É uma competição muito importante para nós, por isso precisamos estar preparados e focados para buscarmos o título, que teria muito valor para o clube”, reconhece o comandante.

Divulgação/Santos FC
O técnico Claudinei Oliveira já ocupou o lugar de Gabriel Gasparotto, como goleiro na base do Santos
Nascido em Santos, Claudinei viveu o dia a dia do clube desde cedo, tendo sido goleiro nas categorias de base entre 1986 e 1989, quando foi liberado e rodou o País até se aposentar, em 2003. Três anos depois, começou a trabalhar na captação de novos talentos ao Peixe, tendo dirigido as equipes do Infantil (Sub-15) e Juvenil (Sub-17) antes de assumir o Sub-20. Nas categorias menores, teve a chance de trabalhar com grande parte dos jogadores que agora comanda na Copinha.

Gustavo Henrique, Jubal, Lucas Otávio, Leandrinho e Pedro Castro são alguns dos jogadores já comandados por Claudinei Oliveira, titulares da Copinha de 2012 e que seguem no elenco para esta temporada. Além dos cinco, aparecem no time titular o goleiro Gabriel Gasparotto e outros dois jogadores que foram utilizados pelo técnico Muricy Ramalho entre os profissionais: os laterais Wesley Douglas, hoje só Douglas, e Emerson Palmieri. Dois nomes “de fora” também fazem parte do grupo: o meia Léo Cittadini, ex-Guarani, camisa 10 da equipe, e o atacante Givanildo, que veio do Guarani.

Fora da Copa São Paulo, o time venceu o Campeonato Paulista Sub-20 sobre o São Paulo, caiu da Copa do Brasil novamente nas quartas de final, de novo diante do Bahia, e foi eliminado ainda na primeira fase do Campeonato Brasileiro da categoria. Para ‘salvar o ano’ e fazer um trabalho melhor do que em 2010, quando era comandado por Alan Patrick e acabou derrotado na decisão pelo Tricolor, o time aposta na mesma base responsável por revelar Neymar, principal nome do futebol brasileiro na atualidade.

Divulgação/Santos FC
Léo Cittadini fez a base no Guarani, mas é destaque do Peixe para a Copinha
Os adversários santistas na primeira fase farão o possível para alcançarem a segunda vaga. Sob o comando do técnico João Neto, o Remo traz jogadores com experiência na Copinha e tenta driblar os olheiros paraenses, atentos aos clubes locais após a revelação de Yago Pikachu pelo Paysandu. Tradicional na base, o Corinthians Alagoano já revelou jogadores como Edson Silva, do São Paulo, Luiz Gustavo, do Bayern de Munique, e até Pepe, do Real Madrid. Já o modesto clube capixaba conta com a esperança dos versos de seu hino oficial para “escrever o livro de sua história”.

Confira a tabela do Grupo V, com sede em Jaguariúna:

04/01 – 14 horas – São Mateus-ES x Corinthians Alagoano
04/01 – 16 horas – Santos x Remo
07/01 – 14 horas – Corinthians Alagoano x Remo
07/01 – 16 horas – Santos x São Mateus-ES
10/01 – 14 horas – Remo x São Mateus-ES
10/01 – 16 horas – Santos x Corinthians Alagoano

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade