Futebol/Copa São Paulo de Futebol Júnior - ( )

Com técnico campeão e ‘veteranos’, Palmeiras busca primeiro título

Barueri (SP)

Vice pelo Santos em 2010, quando perdeu o título para o São Paulo, o técnico Narciso teve campanha discreta na temporada seguinte, acabou dispensado do time da Vila Belmiro, mas confirmou a fama de bom comandante de categorias de base no ano passado, quando foi campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior pelo Corinthians. Em 2013, o ex-zagueiro da Seleção Brasileira terá uma missão ainda mais difícil: dirigir o Palmeiras, que nunca venceu a principal competição de base do País.

O Verdão foi vice em 1970 e em 2003, mas ainda não conseguiu expor em sua recheada galeria de taças aquela que é a mais ambicionada da categoria. A partir deste sábado, às 19 horas (de Brasília), na Arena Barueri, o time comandado por Narciso buscará sua primeira conquista estreando diante do Confiança, do Sergipe. Duas horas mais cedo, entram em campo Grêmio-SP e Sertãozinho, que completam o Grupo Q da Copinha.

O último vice-campeonato ocorreu justamente no primeiro ano em que o Palmeiras profissional disputou a Série B do Campeonato Brasileiro, um prenúncio para que o clube, rebaixado novamente em 2012, possa colocar em campo suas promessas e principalmente sua confiança. A campanha da Copinha de 2003 teve nomes como Vágner Love e Alceu, que acabaram reforçando o grupo de Jair Picerni no profissional.

Nesta temporada, cinco jogadores que já atuaram com Luiz Felipe Scolari e principalmente Gilson Kleina em 2012 estarão sob o comando de Narciso: o lateral direito Bruno Oliveira, o zagueiro Luiz Gustavo, os meio-campistas Bruno Dybal e Diego Souza e o atacante Vinícius. “Eles se soltam mais aqui na base do que no profissional, principalmente o Vinícius. Então é uma coisa que precisam evoluir”, aponta Narciso.

Vinícius tem 47 jogos pelo profissional do Palmeiras e se inspira em Vágner Love e nos demais vice-campeões de 2003 para buscar o primeiro título da única equipe grande da capital sem conquistas. “Eu entrava muito no segundo tempo e não conseguia mostrar, mas agora na Copinha, como titular, vou tentar provar”, diz o atacante, destaque da base ao lado de jogadores como o zagueiro Victor Hugo e o meia Bruno Sabiá.

Primeiro adversário do Palmeiras, o Confiança-SE disputa a Copinha pelo quarto ano consecutivo e conta com a principal vitrine do País para revelar jogadores e fazer orçamento em 2013. Os outros rivais serão o Sertãozinho, equipe do interior paulista que planeja usar suas promessas já no Campeonato Paulista, e o Grêmio-SP, dono da casa, e líder na primeira fase no ano passado. O time, apoiado com recursos de empresários, caiu nas oitavas de final da última edição.

Confira a tabela do Grupo Q, com sede em Barueri:

05/01 – 17 horas – Grêmio-SP x Sertãozinho
05/01 – 19 horas – Palmeiras x Confiança-SE
08/01 – 14 horas – Grêmio-SP x Confiança-SE
08/01 – 16 horas – Sertãozinho x Palmeiras
11/01 – 14 horas – Confiança-SE x Sertãozinho
11/01 – 16 horas – Grêmio-SP x Palmeiras

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade