Futebol/Aniversário Bahia - ( - Atualizado )

Primeiro campeão brasileiro, Bahia completa 82 anos de história

Salvador (BA)

Um dos times mais tradicionais e populares do País, primeira equipe a faturar o Campeonato Brasileiro e único nordestino com duas conquistas do Brasileirão, o Esporte Clube Bahia completa, neste 1º de janeiro de 2013, 82 anos de história.

De 1931 até aqui, o Esquadrão de Aço levantou expressivos 44 campeonatos baianos e duas Copas do Nordeste. Além das conquistas dentro de campo, o clube possui, segundo recentes pesquisas, a maior torcida da Região Nordeste, superando diretamente o maior rival Vitória.

Logo em seu primeiro ano com atividades profissionais, o Tricolor levantou as taças do Torneio Início e do Campeonato Baiano. Já em 1959, o Bahia venceu o que se tornou o primeiro Campeonato Brasileiro da história após a unificação dos títulos da Taça Brasil e Roberto Gomes Pedrosa, feita pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Detalhe da primeira conquista nacional: o adversário da decisão era simplesmente o Santos de Pelé. Já em 1988, novamente o Esquadrão comandado pelo ídolo Bobô chegou ao topo do Brasil ao levantar o bicampeonato em final contra Internacional.

Em vídeo divulgado pelo clube para celebrar os 82 anos, o atual presidente Marcelo Guimarães foi poético ao definir a paixão movida pelo time: O Bahia é um time de raça, um time de superação, que sempre nos surpreende. Nada é impossível para nós tricolores. Ser Bahia é pura emoção. É sentimento, vibração e alegria.”

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade