Futebol/Campeonato Gaúcho - ( )

Sob o olhar de Dunga, Inter e Passo Fundo abrem o Gauchão 2013

Do correspondente Vicente Fonseca Porto Alegre (RS)

Atual bicampeão gaúcho, o Internacional fará o jogo de abertura da edição 2013 do estadual diante do atual vice-campeão da Segundona, o Passo Fundo. A partida ocorrerá neste sábado, a partir das 17 horas (de Brasília), no Complexo Esportivo da Ulbra, e abre também a Taça Piratini, o primeiro turno do Gauchão. O campeão da Piratini garante vaga antecipada à final do estadual.

A equipe colorada que entrará em campo neste sábado é pouco conhecida dos torcedores – Lucas Lima e Cassiano são os que mais tiveram chances no ano passado. Para evitar a repetição das lesões que vitimaram o plantel principal do Inter em 2012, a comissão técnica optou por realizar uma pré-temporada longa, de 21 dias, que vai até o próximo dia 24. Com isso, o elenco segue em Gramado realizando a preparação para a temporada enquanto o time B, formado pela equipe sub-23 colorada, representará o clube nas primeiras rodadas do estadual.

Mesmo priorizando a parte física do elenco neste começo de ano, o técnico Dunga estará presente em Canoas para acompanhar a partida contra o Passo Fundo. Será uma verdadeira maratona para o Capitão do Tetra: pela manhã, acompanhará o time principal em um jogo-treino contra o Flamengo de São Valentim. Após a partida, toda a delegação retorna a Porto Alegre, enquanto Dunga fica em Canoas para ver de perto o confronto de abertura do Gauchão.

Quatro jogadores que realizam a pré-temporada em Gramado desceram a Serra para participar da partida: o goleiro Lauro, o lateral Vilela, e os volantes Índio e Milton Júnior. Todos, porém, devem começar na reserva. A tendência é que o técnico do time sub-23, Osmar Loss, escale a mesma equipe que tem vencido todos os amistosos disputados até agora na temporada.

A julgar pelo que tem feito até agora na temporada, o Inter B tem mesmo condições de fazer um bom papel neste começo de Gauchão. A equipe realizou quatro amistosos e venceu todos – três deles contra equipes que disputarão o estadual. No fim de dezembro, goleou o Canoas por 3 a 0; a seguir, goleou o time do Sindicato dos Atletas do RS por 12 a 0; venceu o Esportivo por 1 a 0 e, finalmente, o Veranópolis, por 2 a 1.

O Passo Fundo regressa à elite gaúcha após sete anos de ausência. A equipe caiu para a Segundona em 2006 e só no ano passado conseguiu o retorno, como vice-campeã. O nome mais conhecido do time é justamente um ex-colorado: o volante Claiton, revelado no Beira-Rio, que passou também por times como Atlético-PR e Flamengo. A equipe treinada por Ricardo Atollini conta também com algumas figurinhas carimbadas do Gauchão, como o lateral Xaro.

Diante do impasse em relação ao local do jogo (o Inter só poderá utilizar o Beira-Rio, em obras, a partir de setembro), a direção do Passo Fundo tentou convencer o Inter a realizar o jogo no Estádio Vermelhão da Serra, dando 90% da renda para o Colorado. No entanto, o jogo foi mesmo confirmado para o Complexo Esportivo da Ulbra, em Canoas. O Centenário, em Caxias do Sul, que será a casa colorada em 2013, ainda passa por ajustes para receber a torcida do Inter.

Confira a programação da primeira rodada da Taça Piratini (horário de Brasília):

Taça Piratini – 1ª rodada
Sábado, 19/01
Internacional x Passo Fundo – 17h
São José x Pelotas – 20h30
Juventude x Lajeadense – 21h

Domingo, 20/01
Esportivo x Grêmio – 17h
São Luiz x Cruzeiro – 18h
Canoas x Caxias – 18h
Santa Cruz x Cerâmica – 18h
Veranópolis x Novo Hamburgo – 19h

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X PASSO FUNDO

Local: Complexo Esportivo da Ulbra, em Canoas (RS)
Data: 19 de janeiro de 2013, domingo
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Tatiana Jacques de Freitas (Fifa-RS) e Paulo Ricardo Conceição (RS)

INTERNACIONAL: Agenor; Cláudio Winck, Thales, Romário e Raphinha; Rodrigo Dourado, Augusto, Lucas Lima e Maurinho; Cassiano e Maurides.
Técnico: Osmar Loss

PASSO FUNDO: Bruno Grassi; Jéferson, Júlio Santos, Glauber e Xaro; Janderson, Gil, Claiton e Léo Mineiro; João Paulo e Guto.
Técnico: Ricardo Atollini

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade