Atletismo/São Silvestre - ( )

Baixar marca de 44min é objetivo de Giovani dos Santos para 2013

Felippe Rodrigues, especial para a GE.net São Paulo (SP)

Considerado um dos melhores fundistas do Brasil em 2012, Giovani dos Santos tem planos maiores para a próxima temporada. Depois de marcar 44min50s na Corrida Internacional de São Silvestre nesta segunda-feira, o corredor tentará chegar à casa dos 43 minutos em um ano.

Pupilo de Henrique Viana na equipe Pé de Vento, sediada em Petrópolis, o mineiro tem tudo para brilhar em 2013, diz o treinador. “O Giovani vai se destacar mais ainda dentro desse cenário e dessa posição. O objetivo é ele fazer abaixo de 44min. É bem ambicioso, mas isso ele vai conseguir. É só preciso fazer uma adaptação”, disse Viana, que também foi mentor de Franck Caldeira e Ronaldo da Costa.

Com a meta de ano após ano ver seus atletas baterem os próprios resultados, o treinador de Giovani acredita que, em 2013, o atleta possa brigar internacionalmente.

“O objetivo dele é brigar em nível de classificação mundial. No Mundial de meia maratona, ele foi o 14º, o melhor não africano. Agora, ele começa a brigar com os africanos”, afirmou Viana, que chegou a comparar o corredor com Marílson Gomes dos Santos, tricampeão da São Silvestre.

Apesar de não conseguir esconder a felicidade com o bom resultado conquistado na São Silvestre, Giovani quer superar os adversário africanos. Nesta edição três quenianos o deixaram para trás: Edwin Kipsang, Joseph Aperumoi e Mark Korir.

“Esse ano cheguei a ganhar de alguns africanos na (Volta da) Pampulha”, lembrou o atual campeão da prova mineira. Nesta segunda, o tempo conseguido foi 45 segundos melhor que o de 2010, quando também quarto e teve seu melhor desempenho.

“Sei que venho baixando o tempo, então é ter paciência. Se baixar novamente para o ano que vem, posso até vencer a prova”, projetou.

Marcelo Ferrelli/Gazeta Press
Em 2013, Giovani dos Santos e Henrique Viana querem comemorar  um tempo 50 segundos mais rápido

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade