Futebol/Campeonato Espanhol - ( - Atualizado )

Rayo Vallecano afunda Athletic Bilbao e mira Liga dos Campeões

Bilbao (Espanha)

Na abertura da 19ª rodada do Campeonato Espanhol, o Athletic Bilbao deu sequência ao mau momento na atual temporada. Mesmo diante da torcida no estádio San Mamés, o time basco caiu para o surpreendente Rayo Vallecano por 2 a 1 e já liga o sinal de alerta contra a zona de rebaixamento. Por outro lado, os visitantes entraram de vez na briga por uma vaga na Liga dos Campeões.

Depois de um primeiro tempo sem gols, a equipe de Vallecas precisou de apenas três minutos para inaugurar o marcador na etapa complementar. O atacante Lass Bangoura, de Guiné, aproveitou vacilo da zaga mandante e bateu firme na saída de Gorka Iraizoz.

O goleiro Rubén passou a ser o protagonista do Rayo, que se segurava na defesa quando, antes dos 20 minutos, o árbitro Pérez Montero assinalou pênalti polêmico para os visitantes. Na cobrança, o camisa 10 Piti não deu ouvidos às reclamações bascas e balançou as redes para ampliar.

A pressão dos comandados de Marcelo Bielsa voltou a crescer e o Athletic conseguiu descontar aos 32 minutos. Rubén afastou de soco e a bola ficou nos pés do lateral direito Andoni Iraola, que ergueu a cabeça e achou Mikel San José. O defensor bateu de primeira e finalmente superou a retranca.

Rubén seguia salvando o Rayo do empate basco, evitando gol certo do centroavante Fernando Llorente e torcendo para a bola sair em lances de Markel Susaeta e, novamente, de Llorente. Aos 44, o zagueiro Alejandro Gálvez ainda foi expulso, mas não atrapalhou os planos do time de Vallecas para sair com a vitória de San Mamés.

O resultado faz com que o Athletic Bilbao permaneça com 21 pontos, podendo terminar a rodada com vantagem de apenas três para a zona de rebaixamento. Já o Rayo Vallecano chega aos 31 pontos, assumindo provisoriamente a quarta colocação, e perderá a posição ou para o Málaga, que enfrenta o Barcelona, ou para o vencedor entre Levante e Betis.

Confira os confrontos válidos pela 19ª rodada do Campeonato Espanhol:

Sexta-feira:
Athletic Bilbao 1 x 2 Rayo Vallecanos

Sábado:
Valladolid x Mallorca
Espanyol x Celta de Vigo
Osasuña x Real Madrid
Valencia x Sevilla

Domingo:
Betis x Levante
Real Sociedad x Deportivo La Coruña
Atlético do Madri x Zaragoza
Málaga x Barcelona

Segunda-feira:
Getafe x Granada

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade