Futebol/Bastidores - ( - Atualizado )

Norte-americana Abby Wambach supera Marta na Bola de Ouro

Zurique (Suíça)

Na tarde desta segunda-feira, no Kongresshaus, em Zurique (Suíça), a Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa) anunciou a melhor jogadora do mundo de 2012, por meio do prêmio Bola de Ouro. A atacante Abby Wambach, dos Estados Unidos, superou Marta na votação e foi a eleita - o "país do futebol feminino" não vencia a premiação desde 2002, com Mia Hamm. Desde então, a alemã Birgit Prinz venceu três vezes e Marta outras cinco, todas de forma consecutiva.

Natural da cidade de Rochester e com 32 anos de idade, a jogadora defende a seleção norte-americana e o Washington Freedom. Ao receber o prêmio das mãos da goleira Hope Solo, Wambach não sabia nem o que dizer: "Eu nunca esperava vencer Marta e Alex Morgan, não preparei um discurso. Só tenho que agradecer aos meus técnicos, médicos, funcionários do clube e principalmente às companheiras. Eu nunca marquei um gol que não fosse em passe de uma colega".

Na temporada 2011, Wambach e Marta haviam sido superadas pela japonesa Homare Sawa, que nem esteve entre as três principais jogadoras desta temporada. Nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, a seleção dos Estados Unidos, de Morgan e Wambach, venceu o Japão na decisão, por 2 a 1, dois gols marcados por Carli Lloyd. Jogadora do Tyreso, da Suécia, desde fevereiro de 2012, Marta passou mais uma temporada sem conquistar nenhum prêmio.

AFP
Ao lado de Messi, o melhor no masculino, Abby Wambach levou o prêmio de principal jogadora de 2012

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade