Futebol/Campeonato Paulista - ( - Atualizado )

Treinador confirma São Paulo com losango por falta de alternativa

Tossiro Neto Cotia (SP)

"Não adianta querer jogar com três atacantes se não tenho as peças para jogar dessa forma", disse o técnico Ney Franco, nesta terça-feira, ao explicar o porquê do esquema tático com losango no meio-campo e confirmar sua utilização nos primeiros compromissos do São Paulo na temporada.

Até o fim do ano, o elenco contava com dois jogadores de velocidade para atuar pelas pontas: Osvaldo, pela esquerda, e Lucas, pela direita. Devido à não reposição do segundo, que se transferiu para o Paris Saint-Germain, o desenho em 4-2-3-1 ficou prejudicado. Até se tentou improvisar Jadson na direita no primeiro ensaio da pré-temporada, porém o meia não se achou por ali.

A solução encontrada foi deslocar Jadson para a esquerda, em lado oposto ao de Denilson, que passou a deixar Wellington como único volante à frente da dupla de zaga. No vértice mais agudo do losango, o responsável por abastecer Osvaldo e Luis Fabiano é Paulo Henrique Ganso.

Sergio Barzaghi/Gazeta Press
Ney Franco armou o time com losango no meio
"Percebi que seria melhor mudar o posicionamento do meio-campo. Por isso fiz a troca, e acho que a formação vai ficar muito forte, muito ofensiva. Temos um atacante de velocidade e outro de área, além de dois meias que sabem chegar ao ataque, com liberdade de apoio para os laterais, e a chegada dos volantes de surpresa", disse o treinador.

"O time está se ajustando posicionada em losango. É a forma como fui campeão mineiro com o Ipatinga, em cima do Cruzeiro, no Mineirão. Se vierem atacantes, podemos ter uma variação", completou Ney Franco, lembrando título estadual de 2005.

O primeiro teste com o novo esquema foi na goleada por 9 a 1 sobre o Grêmio Barueri, em jogo-treino disputado no sábado, em Cotia. Na manhã desta quarta-feira, a três dias da estreia no Campeonato Paulista – contra o Mirassol, no Morumbi –, a equipe faz o último amistoso da fase de preparação ao enfrentar o Red Bull.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade